Foram os primeiros a chegar à cidade para os Dias nas Dioceses
Gabriel, Alexander e Carolina foram os primeiros peregrinos a chegar à Guarda, onde vão participar nos Dias nas Dioceses, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023. Desde Yopal, Casanara, na Colômbia, viajaram para Madrid e daí para a Guarda onde foram acolhidos, no dia 22 de Julho, de “braços abertos” pela equipa do COA – Comité Organizador Arciprestal Guarda/Manteigas.
A escolha da Guarda para os Dias nas Dioceses foi do Gabriel, um jovem de 15 anos, que ficou impressionado com a grandeza da Catedral, na página oficial da JMJ Lisboa 2023. “Gosto muito da arte das catedrais e quando vi a catedral na Guarda na página da JMJ não tive a menor dúvida em escolher o nosso destino para os dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude”, disse Gabriel Valencia, ao Jornal A GUARDA.
Este jovem colombiano refere que “o lema da JMJ – Maria levantou-se e partiu apressadamente – faz-me reflectir que não devo duvidar do chamamento que Cristo me faz”.
Alexander Valencia, pai de Gabriel, decidiu fazer a inscrição na JMJ, em Dezembro de 2022, primeiro para a poiar o filho e depois para fortalecer a fé.
Na chegada à Guarda, Carolina Mendoza disse que “foram todos muito amáveis e acolheram-nos com tanto carinho que nos sentimos em família”.
Sobre a cidade da Guarda, Alexander Valencia está “impressionado com a cultura das pessoas e com a ordem da cidade”. Destacou a limpeza e o respeito pelas pessoas, principalmente quando é necessário atravessar a rua. “Estou muito impressionado com a segurança e dou conta que é uma cidade muito tranquila”, desabafou.
Para Gabriel Valencia “a Guarda é uma cidade bonita para viver, posso dizer, que é uma cidade ideal, que mesmo sem ser muito grande, tem tudo, consegue-se tudo o que precisamos para viver de maneira feliz e tranquila”.
Alexander Valencia está impressionado com a hospitalidade e com a simpatia das pessoas da Guarda. Disse que já entrou em vários comércios e que as pessoas foram muito prestáveis. “Aqui o idioma não é um obstáculo”, considerou.
Maravilhado com a forma como foram recebidos, este pequeno grupo de colombianos diz que “a Guarda é uma cidade muito bonita, onde há muita paz e comida muito boa”. Alexander Valencia deu conta de que “a Guarda foi distinguida como Destino Gastronómico em 2022”. E acrescentou: “A distinção é mesmo verdadeira pois temos comido muito bem e para além disso, o que faz a comida ainda melhor é a companhia das pessoas da Guarda”.
Quando chegar à Colômbia quer dizer à mulher que a Guarda é “um sítio lindo, seguro e muito acolhedor”. E acrescentou: “O que vou dizer à minha mulher é que temos de vir à Guarda”.
Tem a certeza que depois dos Dias nas Dioceses vai “manter a relação e o contacto com as pessoas”, que conheceram “porque são muito especiais”. Disse que também gostaria muito de receber as pessoas da Guarda no povo onde reside, na Colômbia.