Peregrinos da Colômbia maravilhados com a cidade da Guarda

> Atualidade > Peregrinos da Colômbia maravilhados com a cidade da Guarda
Jornal A Guarda

Foram os primeiros a chegar à cidade para os Dias nas Dioceses

Gabriel, Alexander e Carolina foram os primeiros peregrinos a chegar à Guarda, onde vão participar nos Dias nas Dioceses, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023. Desde Yopal, Casanara, na Colômbia, viajaram para Madrid e daí para a Guarda onde foram acolhidos, no dia 22 de Julho, de “braços abertos” pela equipa do COA – Comité Organizador Arciprestal Guarda/Manteigas.
A escolha da Guarda para os Dias nas Dioceses foi do Gabriel, um jovem de 15 anos, que ficou impressionado com a grandeza da Catedral, na página oficial da JMJ Lisboa 2023. “Gosto muito da arte das catedrais e quando vi a catedral na Guarda na página da JMJ não tive a menor dúvida em escolher o nosso destino para os dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude”, disse Gabriel Valencia, ao Jornal A GUARDA.
Este jovem colombiano refere que “o lema da JMJ – Maria levantou-se e partiu apressadamente – faz-me reflectir que não devo duvidar do chamamento que Cristo me faz”.
Alexander Valencia, pai de Gabriel, decidiu fazer a inscrição na JMJ, em Dezembro de 2022, primeiro para a poiar o filho e depois para fortalecer a fé.
Na chegada à Guarda, Carolina Mendoza disse que “foram todos muito amáveis e acolheram-nos com tanto carinho que nos sentimos em família”.
Sobre a cidade da Guarda, Alexander Valencia está “impressionado com a cultura das pessoas e com a ordem da cidade”. Destacou a limpeza e o respeito pelas pessoas, principalmente quando é necessário atravessar a rua. “Estou muito impressionado com a segurança e dou conta que é uma cidade muito tranquila”, desabafou.
Para Gabriel Valencia “a Guarda é uma cidade bonita para viver, posso dizer, que é uma cidade ideal, que mesmo sem ser muito grande, tem tudo, consegue-se tudo o que precisamos para viver de maneira feliz e tranquila”.
Alexander Valencia está impressionado com a hospitalidade e com a simpatia das pessoas da Guarda. Disse que já entrou em vários comércios e que as pessoas foram muito prestáveis. “Aqui o idioma não é um obstáculo”, considerou.
Maravilhado com a forma como foram recebidos, este pequeno grupo de colombianos diz que “a Guarda é uma cidade muito bonita, onde há muita paz e comida muito boa”. Alexander Valencia deu conta de que “a Guarda foi distinguida como Destino Gastronómico em 2022”. E acrescentou: “A distinção é mesmo verdadeira pois temos comido muito bem e para além disso, o que faz a comida ainda melhor é a companhia das pessoas da Guarda”.
Quando chegar à Colômbia quer dizer à mulher que a Guarda é “um sítio lindo, seguro e muito acolhedor”. E acrescentou: “O que vou dizer à minha mulher é que temos de vir à Guarda”.
Tem a certeza que depois dos Dias nas Dioceses vai “manter a relação e o contacto com as pessoas”, que conheceram “porque são muito especiais”. Disse que também gostaria muito de receber as pessoas da Guarda no povo onde reside, na Colômbia.

Últimas notícias

17 de Maio, 2024
Município de Seia assinala Dia Municipal do Bombeiro
17 de Maio, 2024
Jornal A GUARDA celebra 120 anos de história
17 de Maio, 2024
Fundação Nova Era Jean Pina ajuda instituições em Portugal e França
17 de Maio, 2024
Quercus atribui “Qualidade de Ouro” a dez praias da região da Guarda
17 de Maio, 2024
Jornada diocesana de pastoral familiar dedicada à caminhada sinodal

Notícias Relacionadas