Bolo típico tem muita procura
A Pastelaria “Volta ao Mundo em 80 Sabores”, localizada na Rua 1.º de Maio, no centro da vila de Manteigas, é a única do concelho que produz pastéis de feijoca, uma leguminosa que é produzida localmente.
O bolo típico de Manteigas é feito por Luísa Governo, mãe do proprietário do estabelecimento, que começou a confeccioná-lo há cerca de 7 anos mediante “um desafio da Confraria da Feijoca”. “Desde então, nunca mais parei. Faço pastéis todos os dias, umas vezes 30, outras 50, depende das encomendas”, referiu.
Luísa Governo explicou ao Jornal A Guarda que o pastel é feito artesanalmente e que na sua confecção utiliza somente ovos, feijoca e açúcar. “Dá muito trabalho a fazer, porque faço tudo artesanalmente”, acrescentou.
O pastel de feijoca, que é vendido a 80 cêntimos, já tem clientes assíduos e também é muito procurado por quem visita Manteigas. “Muitas vezes, as pessoas que vêm de fora, telefonam a fazer a encomenda e levam os pastéis no dia em que por aqui passam”, segundo Luísa Governo. A responsável referiu ainda que os turistas espanhóis quando entram no estabelecimento “limpam os pastéis de feijoca e as natas, levam tudo”. Nos meses de Inverno e, sobretudo na época de Carnaval, é quando a pastelaria aumenta a produção dos bolos para dar resposta à procura dos consumidores.
“O pastel de feijoca já é uma referência de Manteigas” e a Câmara Municipal costuma fazer encomendas para oferecer às entidades que visitam o concelho, disse a mulher, acrescentando que os seus bolos também já foram saboreados em França e nos Estados Unidos da América. A Pastelaria “Volta ao Mundo em 80 Sabores” vai estabelecer uma parceria com um empresário da região para colocar caixas com miniaturas daqueles bolos nos hotéis do concelho de Manteigas, para que os clientes, querendo, possam levar “uma caixinha dos nossos pastéis de feijoca”, rematou Luísa Governo.