Na Gala dos World Travel Awards, em Berlim
Os Passadiços do Mondego foram galardoados com o prémio Projecto Líder de Desenvolvimento do Turismo 2024 [Europe’s Leading Tourism Development Project 2024] na Gala dos World Travel Awards que decorreu a 6 de Março, no The Ritz Cartlon, em Berlim, Alemanha. Os World Travel Awards são considerados os “Óscares” do Turismo, ou seja, os mais prestigiados prémios atribuídos no sector.
Para o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, “este reconhecimento internacional destaca o compromisso excepcional do Município com a excelência no sector do Turismo. Este prémio é a prova do empenho em oferecer uma experiência única e inesquecível aos visitantes dos Passadiços e de toda a região da Guarda, destacando-se como um destino turístico de classe mundial. Nesta corrida ao reconhecimento no WTA ficamos gratos por ver o nosso trabalho reconhecido e felizes por dar a conhecer esta atracção turística, situada no distrito da Guarda, a toda a comunidade internacional”. E acrescenta: Este prémio é também o compromisso renovado de continuar a proteger e promover o nosso património natural e cultural, garantindo que as gerações futuras também possam vir a desfrutar dos Passadiços do Mondego”.
Recorde-se que os Passadiços do Mondego concorriam aos World Travel Awards 2024 nas categorias de Principal Atracção Turística de Aventura, Nova Atracção Turística Líder e Projecto Líder de Desenvolvimento do Turismo.
Os Passadiços do mondego abriram ao público em Novembro de 2022 e estão inseridos no Parque Natural da Serra da Estrela e no Estrela Geopark Mundial da UNESCO, contando com um percurso de 12 quilómetros que atravessa cascatas, levadas e moinhos e que mostra o antigo património da Indústria Têxtil do concelho, onde se fabricava o famoso cobertor de papa. Desde a sua abertura já passaram pelos Passadiços do Mondego mais de 130 mil pessoas.
Da Região Centro de Portugal também foi distinguida “A Última Rota da Transumância em Castro Daire”, na categoria Cultura e Tradição.
Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, mostrou orgulho pelo “reconhecimento internacional alcançado pelos Passadiços do Mondego e por A Última Rota da Transumância em Castro Daire”. E acrescentou: “Estes prémios distinguem não apenas os projectos em si, e o esforço dos seus municípios, mas são, cada vez mais, dois símbolos da dedicação, inovação e sustentabilidade que caracterizam a oferta turística da região Centro de Portugal”.