As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Papa pede combate de todas as formas de escravatura

Mensagem para o Dia Mundial da Paz

“Já não somos escravos, mas livres” é o tema proposto pelo Papa Francisco para o próximo dia Mundial da Paz, que celebramos em 1 de Janeiro de 2015.
Sobre a mensagem, D. Manuel Felício escreve:
“De facto, a escravatura, que chegou a ser, durante muito tempo, aceite, no direito comum, hoje felizmente está abolida, nas leis do mundo livre.
Todavia persistem novas formas de escravatura que contornam as leis vigentes e se mantêm, de facto, na prática das relações em sociedade. A mensagem papal para o dia mundial da paz cita o exemplo dos trabalhadores, incluindo menores cujos direitos não são respeitados; o dos migrantes em muitas situações privados dos seus direitos cívicos e mantidos em cativeiro mais ou menos declarado. É também o caso dos escravos e escravas sexuais, incluindo menores ou também o tráfego humano para comercialização e remoção de órgãos.
O Papa chama a atenção para as causas de fenómenos desumanos como estes que se enumeram. E entre elas destaca a pobreza, o subdesenvolvimento e a exclusão. O desemprego e a corrupção, juntamente com a criminalidade e o terrorismo são outras causas apontadas.
A mensagem conclui com o apelo do Papa ao compromisso institucional generalizado no mundo contra a escravatura, em todas as suas formas, que tem de passar pela prevenção, pela protecção das vítimas e pela acção judicial contra os responsáveis. O caminho da globalização da fraternidade tem de substituir o da escravidão e da indiferença.
Que o novo ano de 2015 seja oportunidade bem aproveitada para fortalecer o empenho de todos, pessoal e institucional, contra o escândalo das várias formas de escravidão que infelizmente persistem na sociedade actual”.

Ler também:  Guarda – Produtos do concelho na Festa de Outono da Fundação Serralves

Notícias Relacionadas