As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Padre Joaquim Brás recordado na paróquia de Donas, no concelho do Fundão

O Padre Joaquim Brás, que deixou uma vasta Obra de apoio à família, vai ser recordado na Paróquia de Donas, aldeia nas proximidades do Fundão, onde foi Pároco de 1925 a 1930. Esta iniciativa acontece no contexto de Ano Jubilar, que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre Joaquim Alves Brás.

A peregrinação decorrerá no próximo dia 14 de setembro, data em que o Pe. Brás tomou posse desta Paróquia no ano de 1925.

O descerramento de uma Lápide na Igreja de Donas será o ponto alto desta Peregrinação. O momento será antecedido por uma Oração Mariana familiar, ao jeito do Padre Brás, e uma celebração eucarística em acção de graças pelo dom do Seu Sacerdócio, presidida por D. Manuel Felício, Bispo da diocese da Guarda.
A Peregrinação terá início pelas 11.00 horas, no espaço Octógono do Fundão, com uma breve sessão solene, que contará com testemunhos sobre a Pessoa e a Obra do Padre Brás, entrelaçados com algumas peças musicais pelo Conservatório de Música da Covilhã. 

A dinamização da Oração Mariana, da celebração eucarística e do momento que se segue ao descerramento da Lápide estará a cargo da Paróquia de Donas.

Recorde-se que a celebração do Ano Jubilar, que assinala os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre Joaquim Alves Brás, teve início no dia 19 de Julho de 2024 e terminará a 19 de Julho de 2025.
O Padre Joaquim Alves Brás deixou uma vasta Obra de apoio à família dinamizada por inúmeras fundações: Obra de Santa Zita (OSZ); Centros de Cooperação Familiar (CCF); Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF); Movimento por um Lar Cristão (MLC); Fundação Mons. Alves Brás e movimento juvenil “Focos de Esperança”. Juntos formam a Família Blasiana.

O Padre Joaquim Alves Brás nasceu a 20 de Março de 1899, em Casegas, concelho Covilhã.

Frequentou os Seminários do Fundão e Guarda e foi ordenado sacerdote no dia 19 de Julho de 1925, por D. José Alves Matoso, Bispo da Guarda. Morreu a 13 de Março de 1966. 

Em 15 de Março de 2008, em plena celebração do 75º aniversário da fundação do Instituto Secular das Cooperadoras da Família, o Papa Bento XVI, mandou publicar o Decreto de reconhecimento da heroicidade das virtudes do Servo de Deus, Joaquim Alves Brás.

Notícias Relacionadas