O Padre Bruno Nobre, natural da Guarda, tomou posse, no dia 28 de Setembro, como novo Director da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga.
Bruno Nobre disse que “este início de um novo ciclo de liderança da FFCS convida-nos a olhar para o futuro com confiança e renovada esperança”. E relembra a “tradição de excelência académica” da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais nas áreas da filosofia e humanidades.
No discurso de tomada de posse, o Director agradeceu aos novos membros do Conselho de Direção por terem aceitado o desafio de servir a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais. “No Conselho de Direção, será um privilégio trabalhar com uma equipa jovem, competente e criativa, que será, sem dúvida, capaz de levar por diante as reformas de que a instituição precisa”, referiu.
Do Conselho de Direção fazem parte os Professores Paulo Dias, João Amadeu, Berta Maia, Catarina Vieira da Silva e Simone Petrella.
A nova direcção foi empossada pela Reitora, Isabel Capeloa Gil, numa cerimónia que contou com a presença de autoridades civis e religiosas convidadas como o Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, D. José Cordeiro.
O Padre Bruno Nobre destacou a importância da definição de uma estratégia para a Faculdade, afirmando de que não a poderá definir sozinho pois “deve envolver toda a comunidade académica”. Contudo, expressou a sua vontade de “cuidar e aprofundar a identidade jesuíta da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais”. Reconheceu que esta identidade jesuíta “é, porventura, o que a Faculdade tem de mais valioso para oferecer tanto à Universidade Católica Portuguesa como à Igreja e à sociedade portuguesa”.
O novo Director deixou ainda uma palavra de reconhecimento ao seu antecessor, P. José Lopes, relembrando a sua “extraordinário dedicação, humildade, abnegação e sentido de justiça” ao longo dos seus mandatos.
Também a Reitora da UCP deixou um agradecimento ao director cessante da Faculdade e dirigiu palavras de ânimo à nova direção da Faculdade, reforçando a importância de liderança científica e humana num director.
Esta cerimónia inseriu-se no evento anual da Católica Research (CARE), que reuniu membros de todas as unidades de investigação da UCP.
Com as suas “raízes” na Guarda, onde estudou (Escola de Nossa Senhora de Fátima, Escola de Santa Clara, Escola Secundária Afonso de Albuquerque) até ir para a universidade, o físico e padre jesuíta Bruno Nobre, tem uma licenciatura em Física Tecnológica e um doutoramento em Física de Partículas Elementares, defendido em 2005 no Instituto Superior Técnico. Nesse mesmo ano entrou para a Companhia de Jesus e, em 2015, concluiu o mestrado em Teologia (1.º grau canónico) e um ano depois o mestrado em Teologia Sistemática (2.º grau canónico) no Boston College, nos Estados Unidos. Fez ainda um pós-doutoramento em Filosofia da Ciência na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Bruno Nobre foi ordenado sacerdote no dia 9 de Julho de 2016, na igreja de São Roque, em Lisboa, aos 39 anos e, no dia 24 de Julho, celebrou a Missa Nova na Sé da Guarda.