Legislativas 2019
Na freguesia de Malcata, concelho do Sabugal, as eleições legislativas de Domingo, 6 de Outubro, ficaram marcadas pela abstenção da grande maioria dos eleitores. De acordo com os resultados provisórios fornecidos pela Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna – Administração Eleitoral, só treze dos 405 eleitores inscritos exerceram o direito de voto. Os que votaram, 8 escolheram o PS (61,54%), 3 o PSD (23,08%), 1 o PAN (7,69%), havendo ainda um voto branco.
A fraca afluência às urnas teve a ver com a situação que se vive actualmente na Barragem do Sabugal, considerando a freguesia que “a abstenção é uma decisão legítima em democracia”.
Com este gesto a população de Malcata quis demonstrar o descontentamento com o funcionamento da barragem do Sabugal.
Recorde-se que no dia 25 de Setembro, habitantes e autarcas do Sabugal decidiram enviar uma exposição ao próximo Governo, a pedir a “regulação independente” de transvases de água e a “redefinição de níveis mínimos” na albufeira da barragem.
“Os períodos de seca, que têm assolado o Sabugal, de forma persistente, colocam problemas no abastecimento público, afectam o normal desenvolvimento da actividade económica, nomeadamente a agro-pecuária e evidenciam sinais de desolação por todo o território, com especial destaque nas freguesias banhadas pelo Rio Côa e muito especialmente Malcata”, refere a exposição.
O texto acrescenta que “a construção da albufeira, iniciada em 1995 e concluída em 2000, não contemplou, nos termos que hoje seriam devidos, um Estudo de Impacto Ambiental complementado por uma Avaliação de Impacto Ambiental. Consequentemente, não foram determinadas, para o território, medidas de minimização e de compensação sobre os efeitos adversos, para populações, fauna e a flora. O problema agravou-se quando, sobre os transvases, não foram estabelecidas condições de exploração, visando a compatibilização de interesses”.
As freguesias, “mais directamente afectadas pela sangria do rio Côa”, exigem um Estudo e Avaliação de Impacto Ambiental sobre a albufeira do Sabugal, bem como a regulação Independente sobre transvases e sobre a utilização da água no regadio. O documento fala ainda na necessidade de açudes, limpeza de linhas de água e recuperação de represas