Linhares da Beira recebe Taça do Mundo de Parapente

De 21 a 28 de Junho
Linhares da Beira recebe Taça do Mundo de Parapente

De 21 a 28 de Junho Linhares da Beira, concelho de Celorico da Beira, recebe a Taça do Mundo de Parapente, isto depois da Pré Taça do Mundo realizada no ano anterior, do Festival Acrobático e do Open Internacional (prova que conta para o Campeonato Nacional e para os rankings nacional e internacional) e o Festival Internacional de Parapente.
A Taça do Mundo de Parapente percorre 3 continentes: Europa, América e Ásia.
Portugal foi escolhido para, este ano, acolher uma das 3 etapas europeias desta competição mundial que traz os melhores pilotos de parapente do mundo aos melhores locais de descolagem e voo do planeta. Linhares da Beira foi eleito como um desses locais de elite para o Parapente a atrairá dezenas dos melhores praticantes de parapente.
A Taça do Mundo é considerada pelos entendidos, como sendo a “Fórmula1” do Parapente.
O Parapente internacional compete por selecções um campeonato mundial de dois em dois anos que alterna com os 3 campeonatos continentais existentes (Europa, Ásia e América [do Canadá ao Chile]), também de dois em dois anos.
Para os Campeonatos Mundial e Europeus são convocadas selecções (sendo os pilotos escolhidos pelos seleccionadores nacionais) e há campeão individual (um piloto) e por equipas (um país).
Na Taça do Mundo é diferente. Há uma organização privada não-lucrativa, a PWC Paragliding World Cup que organiza, anualmente, a prova.
Define o calendário de provas com base em candidaturas de locais em que são avaliadas as capacidades organizativas (logística, promoção, envolvimento da comunidade, alojamento, arbitragem, etc.) e competitivas (condições para um voo competitivo, ventos, sol, tradição parapentista, etc.).
Para esta Taça do Mundo esperam-se os 150 melhores pilotos do mundo (incluindo 8 portugueses) e haverá um vencedor por cada uma das seguintes categorias: a) Individuais (Open); b) Mulheres (em teoria nada impede que uma mulher vença os individuais, mas nunca aconteceu); c) Equipas (geralmente tem a ver com o clube ou a asa usada pelos pilotos, como na F1, aliança entre Marcas e Motores); d) Nação (soma dos pontos conquistados pelos pilotos de cada país).
Os pilotos participantes são oriundos de todo o mundo, da Suécia à Austrália, da China aos Estados Unidos, da Coreia do Sul à Rússia e do Japão as Portugal.
Esta Taça do Mundo começará no Sábado, dia 21 de Junho, com sessões de treinos e com a cerimónia de abertura.

Notícias Relacionadas