Uma largada de balões, no dia 19 de julho, assinalou o dia da abertura do Ano Jubilar da Família Blasiana, que marca os 100 anos de ordenação sacerdotal do seu fundador, o padre Joaquim Alves Brás, natural da Diocese da Guarda.
Em cada balão “viajou” um pensamento do padre Brás em relação à família.
O dia foi assinalado em todas as localidades onde estão presentes as obras fundadas pelo padre Alves Brás, através de uma largada de balões. Na Diocese da Guarda, a largada de balões aconteceu na Guarda, junto da Sé, e em Casegas, concelho da Covilhã.
O sacerdote, natural de Casegas, concelho da Covilhã, deixou uma vasta Obra de apoio à família dinamizada pelas fundações: Obra de Santa Zita (OSZ); Centros de Cooperação família (CCF); Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF); Movimento por um Lar Cristão (MLC); Fundação Mons. Alves Brás e “Focos de Esperança”, o movimento juvenil da Família Blasiana.
O ano jubilar será marcado por vários eventos que pretendem celebrar a vida e obra deste sacerdote, mas também pensar a família e refletir a forma como o pensamento do padre Brás sobre a “célula base da sociedade” permanece actual nos dias de hoje.
A 14 de Setembro a Família Blasiana vai em peregrinação a Donas, a paróquia onde o padre Brás foi pároco durante cinco anos.
Na parte da manhã, após o acolhimento, será realizada uma breve sessão solene no Fundão, pelas 11.00h, intercalada de testemunhos e momentos musicais.
Após o almoço, pelas 14.30 horas haverá, na Igreja das Donas, uma breve oração Mariana, relembrando a oração do terço introduzida nas Famílias pelo Padre Brás, seguida de uma Celebração Eucarística, pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, pelas 15.00 horas. Terminada a Eucaristia, far-se-á o descerramento da Lápide, seguida de um momento musical.
Recorde-se que o Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF) e a Obra de Sata Zita, foram fundadas na Guarda, em 1932 e 1933. Após a sua ordenação sacerdotal, o Pe. Brás foi enviado como pároco para a Paróquia das Donas, no Fundão, entre 1925 a 1930.