As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Jovens foram protagonistas do Dia da Liberdade, na Guarda

Guarda | Sessão Solene comemorativa do 25 de Abril

O Município da Guarda assinalou o Dia da Liberdade, 25 de Abril, com uma série de iniciativas englobando homenagens a título póstumo, exposições, música, torneios desportivos, sendo o ponto alto a sessão solene, este ano com o tema “Abril, Liberdade e Juventude”.
A Sessão Solene Comemorativa do Dia da Liberdade, na Guarda, dedicada ao tema “Abril, Liberdade e Juventude” contou com as intervenções do Presidente da Assembleia Municipal, José Relva, de jovens guardenses convidados, do presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa e do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes.
O Presidente da Câmara da Guarda deu conta do trabalho do executivo ao longo dos últimos 6 meses, destacando a Reestruturação dos Serviços Municipais, a transferência de Competências às Freguesias, com 1 milhão de euros, e a atribuição de meio milhão de euros às associações e colectividades.
“Na Guarda, as Juntas de Freguesia deixaram de ser o parente pobre da democracia portuguesa e vão ter meios financeiros sem prestar qualquer tipo de vassalagem, ou dever qualquer tipo de favor”, disse Sérgio Costa.
Realçou ainda a o papel relevante da democracia participativa a propósito da realização de um procedimento de consulta pública, que traçará o futuro da Casa da Legião.
Sérgio Costa fez ainda uma alusão à situação na Ucrânia desejando que “um dia o Povo Ucraniano possa também, como nós, usar o nosso símbolo de liberdade – um cravo na lapela”. E acrescentou: “Que os cravos possam ser também azuis e amarelos”.
Na sessão tomaram ainda posse as Comissões de Honra e Executiva das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. As mais de 60 personalidades, ligadas à cidade e ao concelho da Guarda, ficaram responsáveis pelo programa comemorativo dos 50 anos do dia da liberdade, que decorrerá até 2024.
Depois da Sessão foi inaugurada a exposição com trabalhos Associações de Estudantes das Escolas Secundárias da Sé e Afonso de Albuquerque, Ensiguarda – Escola Profissional da Guarda, Federação das Associações Juvenis do Distrito d Guarda e Grupo Kaire Ictus, na Rosácea da Câmara Municipal.
Seguiu-se a abertura da Exposição de trabalhos das escolas, Instituições Particulares de Solidariedade Social e Associações Juvenis “Liberdade sem Fronteiras”, no Jardim José de Lemos. A iniciativa contou com a participação do Coro do Conservatório de Música de S. José da Guarda, dirigido pela professora Márcia Cunha, e de Alexandre Gonçalves que declamou poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen e Manuel Alegre. No jardim, durante todo o dia, houve animação dedicada às crianças com insufláveis, modelagem de balões, pinturas faciais e ateliês de expressão plástica.
O programa das comemorações continuou durante a tarde com homenagens a Título Póstumo, tendo sido descerrados novos topónimos na cidade em homenagem a Daniel Vendeiro, Norberto Gonçalves e Segura Fernandes.
As Comemorações do “Dia da Liberdade” terminaram no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda com o concerto de Rodrigo Leão. O espectáculo assinalou o 17º aniversário do Teatro Municipal da Guarda.
Do cartaz das comemorações também fizeram parte o 5º Encontro Imagem & Território: Fotografia sem fronteiras do Centro de Estudos Ibéricos com várias exposições, debates, mostras e lançamento de livros e que decorrem entre 21 e 24 Abril, o 2º Torneio de Natação Guarda Cidade dos 5 efes no dia 23 de Abril.
O programa também inclui o espectáculo musical para as escolas do 1º CEB do concelho “Mais Alto!”, esta sexta-feira, dia 29 de Abril, numa organização do Município da Guarda com a Estrutura de Missão das Comemorações do quinquagésimo Aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974.
O programa das comemorações do 25 de Abril, na Guarda, começou com o hastear da bandeira junto aos Paços do Concelho, com a participação da Banda Filarmónica de Famalicão da Serra e das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários Egitanienses, de Gonçalo e de Famalicão da Serra.

Ler também:  Queijo Serra da Estrela foi distinguido como um dos melhores queijos do mundo

Notícias Relacionadas