O Jornal A GUARDA vai ser distinguido com a Medalha de Honra do Município – Grau Prata, pela Câmara Municipal da Guarda, na sessão solene do Dia da Cidade, que se assinala a 27 de Novembro.
No mesmo dia, às 15.30 horas, será descerrada uma placa comemorativa do 120º aniversário do Jornal A GUARDA, na sede do Jornal – Casa VERITAS.
Da lista de Entidades e Personalidades distinguidas por ocasião do Dia da Cidade também fazem parte Carlos Brito e António Manuel Gomes que vão receber a Medalha de Mérito do Município – Grau Prata.
A Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro será entregue à Associação Agricultores de Produção Integrada dos Frutos de Montanha – AAPIM, Associação Empresarial da Região da Guarda -NERGA, Associação de Criadores e Produtores Florestais do Concelho da Guarda – ACRIGUARDA e Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior – CVRBI.
A Medalha de Honra do Município – Grau Ouro será atribuída à Guarda Nacional Republicana (distinção que sustenta em si própria uma incomensurável riqueza – o valor e a enorme importância do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana na Guarda e de todos os Militares que, ao longo de 110 anos de história o constituíram e constituem. Reflete, também, o júbilo de um povo por receber o tão ambicionado e desejado Comando da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro); Polícia Judiciária – Departamento de Investigação Criminal da Guarda; Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública da Guarda; Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (a esta homenagem está associado o Comando Sub-Regional Beiras e Serra da Estrela). A Medalha de Honra do Município – Grau Ouro também será entregue ao General Eduardo Manuel Braga da Cruz Mendes Ferrão.
A Medalha de Excelência e Dedicação do Município da Guarda – Grau Prata, será entregue a 26 trabalhadores aposentados.
Recorde-se que o Jornal A GUARDA foi agraciado com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, em 2004, ano do centenário desta publicação cujo primeiro número tem data de 15 de Maio de 1904.
Há mais de um século que o jornal A GUARDA é um defensor acérrimo da região e da Diocese da Guarda, sem nunca esquecer os valores da liberdade e da equidade. Ao longo de décadas de publicação, as páginas deste semanário têm sido testemunho de acontecimentos locais, regionais, nacionais e também mundiais.
Da Monarquia à República, da Primeira Grande Guerra à Segunda Guerra Mundial, das Aparições de Fátima ao Concílio Vaticano II, dos feitos de D. Manuel Vieira de Matos a D. Manuel Felício, dos lugares mais recônditos à cidade sede da diocese e do distrito, tudo merece destaque na história dos 120 anos do Jornal A GUARDA.
Há muito que o jornal A GUARDA é património da cidade, da diocese, da região e também da cultura portuguesa. Ao celebrar 120 de publicação, o jornal A GUARDA continua apostado na informação de verdade e de proximidade.