Joaquim Brigas foi reeleito presidente do Instituto Politécnico da Guarda

> Atualidade > Joaquim Brigas foi reeleito presidente do Instituto Politécnico da Guarda
Jornal A Guarda

Guarda – Ensino

Joaquim Brigas foi reeleito, no dia 2 de Junho, pelo Conselho Geral do Politécnico da Guarda para mais quatro anos à frente desta instituição de ensino superior, tendo recolhido 25 votos dos 29 conselheiros presentes.
Na apresentação do programa de acção, Joaquim Brigas comprometeu-se com a qualificação lectiva e científica do Politécnico da Guarda, “continuando a proporcionar aos investigadores e docentes melhores condições de produção de conhecimento e, aos estudantes, perspectivas de sucesso na passagem à vida activa”.
Para os próximos quatros anos, Joaquim Brigas considera prioritário recrutar muitos estudantes fora da região, nomeadamente no estrangeiro, “pois a demografia assim o obriga”.
Um instrumento fundamental para acolher estudantes de fora da Guarda são as residências universitárias, um capítulo em que o Governo ainda não correspondeu aos apelos do IPG. “Precisamos de construir com urgência, dentro e fora do nosso campus na Guarda, novos edifícios que dêem resposta à carência das residências para estudantes”, disse Joaquim Brigas.
A par desta prioridade, o presidente reeleito está mobilizado para obter financiamento e construir uma nova Escola Superior de Saúde no campus do IPG: “O sucesso dos cursos desta escola já desactualizaram as atuais instalações há vários anos”, afirmou Joaquim Brigas. “São precisas novas instalações”.
Para os próximos quatro anos o presidente está focado “numa permanente abertura ao exterior, reforçando o IPG como o principal motor de rejuvenescimento e de qualificação do tecido social, económico e cultural da região da Guarda”.
Para Carlos Martins, presidente do Conselho Geral do IPG, “a reeleição de Joaquim Brigas como presidente do Politécnico da Guarda significa a continuidade de um projecto de reposicionamento e de afirmação do IPG ao nível regional e nacional”. Segundo Carlos Martins, “este projecto tem permitido a este Politécnico, não só crescer no número de alunos e na oferta formativa, como promover a coesão territorial e a competitividade empresarial”.
Carlos Martins concorda com o aprofundamento da interacção do Politécnico com o tecido empresarial, social e cultural do Interior do país. “Espero que neste novo mandato a presidência do IPG mantenha diálogo permanente com as estruturas empresariais e com as câmaras municipais da região no momento de definir os cursos, adaptando as formações às necessidades da região”, declarou Carlos Martins. “A reactivação das relações com os agentes locais já permitiu descentralizar as ofertas do IPG, levando as suas formações para mais próximo das pessoas, como aconteceu em Vila Nova de Foz Côa ou em São João da Pesqueira”.
Nos últimos quatro anos verificou-se a diversificação de actividades desenvolvidas pelo IPG com a Comunidade Intermunicipal da Beiras e Serra da Estrela, com a Associação de Municípios da Cova da Beira e com Núcleo Empresarial da Região da Guarda. Foram deslocalizados cursos profissionais para vários municípios da região da Guarda, ao mesmo tempo que as quatro escolas do Politécnico desenvolviam pós-graduações em parceria com diversas entidades, requalificando quadros e promovendo a empregabilidade de novos profissionais.
Em quatro anos entraram em funcionamento seis novas licenciaturas no Politécnico da Guarda, após mais de uma década de estagnação na oferta educativa. Actualmente, o IPG tem 25 licenciaturas, dez mestrados e quatro pós-graduações, para além de 41 CTeSP (cursos técnicos superiores profissionais) registados. A A3ES (a agência de avaliação e acreditação do ensino superior em Portugal) acreditou em 2023, por seis anos, o Sistema Interno de Garantia da Qualidade do IPG.

Últimas notícias

17 de Maio, 2024
Município de Seia assinala Dia Municipal do Bombeiro
17 de Maio, 2024
Jornal A GUARDA celebra 120 anos de história
17 de Maio, 2024
Fundação Nova Era Jean Pina ajuda instituições em Portugal e França
17 de Maio, 2024
Quercus atribui “Qualidade de Ouro” a dez praias da região da Guarda
17 de Maio, 2024
Jornada diocesana de pastoral familiar dedicada à caminhada sinodal

Notícias Relacionadas