Jornada Mundial da Juventude
O Comité Organizador Diocesano – COD Guarda – JMJ 2023 já tem luz verde para realizar a “FÉsta das Nações” no alto da Torre, na Serra da Estrela, no dia 30 de Julho. O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas alterou o parecer desfavorável que tinha emitido por despacho, com data de 15 de Junho, assinado pela Diretora do Departamento Regional da Conservação da Natureza e Biodiversidade do Centro, Anabela Ramos Simões. No seguimento do pedido reapreciação foi emitido parecer favorável e autorização à realização da “FÉsta das Nações”, bem como ao sobrevoo de drone. Em causa está a realização de um encontro, com a participação de 800 jovens oriundos de várias partes do mundo, e famílias que os acolhem, que inclui um concerto musical com ocupação do espaço adjacente à Capela dedicada a Nossa Senhora do Ar.
Esta iniciativa faz parte do programa dos “Dias na Diocese”, um encontro de jovens de todo o mundo, que tem lugar de 26 a 31 de Julho, e antecede a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
Para os Dias na Diocese, o Comité Organizador Diocesano anunciou dois momentos conjuntos, sendo o primeiro o da recepção na Sé da Guarda, no dia 26 de Junho, e o segundo na Torre, na Serra da Estrela, no dia 30 de Junho, durante a tarde.
Nos Dias na Diocese, a Diocese da Guarda vai receber mais de 700 jovens de todo o mundo, dos quais mais de uma centena ficará, em famílias de acolhimento, na cidade da Guarda.
O parecer favorável tem agregado, entre outras, as seguintes condicionantes: O local autorizado para a realização do evento é a Torre, sendo que não poderá ser alterado; Colocação de dispositivos de delimitação do espaço da actividade, que deverá circunscrever-se aos espaços impermeabilizados existentes, impedindo que os participantes circulem em áreas de solo natural; A sinalização utilizada deve ser retirada no final da actividade; Os autocarros e as viaturas que os acompanham devem cumprir as velocidades recomendadas pela sinalização do local segundo o Código da Estrada e demais regulamentos, e a sua circulação e estacionamento ser acompanhados pela GNR; Deverão ser instalados recipientes para colocação de resíduos sólidos, devendo os mesmos ser recolhidos no final do evento e depositados em local apropriado, preferencialmente de recolha selectiva; Deverão ser instalados WC’s portáteis em número suficiente para os utilizadores expectáveis; O património imóvel, quer pertença do Estado, quer pertença de privados, não pode ser destruído ou danificado; Não podem ser utilizados pregos ou agrafos para afixar qualquer tipo de sinalização nas árvores e arbustos, ou qualquer pintura nos afloramentos rochosos ao longo do evento.