As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Inauguradas obras de beneficiação da Estrada do Barracão

Câmara Municipal da Guarda executou obra que era muito desejada pela população

A Câmara Municipal da Guarda inaugurou na segunda-feira, dia 7 de Setembro, as obras de requalificação do Caminho Municipal 1166 (Estrada do Barracão), que faz a ligação entre o Bairro de Nossa Senhora dos Remédios e a localidade do Barracão, que pertence à Freguesia de Panoias. O projecto de beneficiação daquela estrada, com cerca de 2 quilómetros de extensão, incluiu, entre outras benfeitorias, o alargamento da via, a pavimentação e a construção de uma ponte.
Na cerimónia inaugural, o presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, recordou que não prometeu a beneficiação daquela estrada durante a campanha eleitoral, mas garantiu fazer a obra na primeira reunião do executivo que fez fora do edifício da Câmara, realizada precisamente na Freguesia das Panoias. “O executivo achou que era importante, como achamos que são importantes outras que nós também não prometemos”, disse. Referiu que a Estada do Barracão, que era desejada há décadas pelos habitantes daquela zona do concelho, é importante porque “faz parte da qualidade de vida das pessoas” e permite “ligar as nossas terras à sede de concelho”.
Álvaro Amaro referiu que a autarquia “arriscou muito” ao avançar com a obra e com a requalificação de mais 12 ruas da cidade da Guarda, num investimento global de 600 mil euros. Disse que a execução das obras era a última oportunidade para que as mesmas pudessem ser financiadas em 85% por fundos comunitários. “Ainda não recebemos um cêntimo. Estamos à espera e eu espero alcançar 85% dos 600 mil euros”, afirmou. No seu discurso disse ainda que a beneficiação da Estrada do Barracão desde a ponte sobre o Rio Noéme até à antiga Estrada Nacional será feita em breve pela Empresa de Desenvolvimento Mineiro após a conclusão da empreitada das obras de remediação ambiental na Antiga Fábrica de Rádio do Barracão.
O presidente da Junta de Freguesia de Panoias, Jacinto Dias, não escondeu a satisfação pela concretização de uma obra que os anteriores executivos do PS “nunca quiseram fazer”. “Teve que haver uma mudança política” na Câmara Municipal da Guarda para a obra ser concretizada, disse, lembrando que a mesma foi feita “porque era absolutamente necessária”. “O actual presidente da Câmara nunca a prometeu em campanha, prometeu-a depois de eleito e hoje estamos aqui a inaugurá-la”, afirmou, agradecendo a decisão tomada por Álvaro Amaro.
Jacinto Dias enumerou depois algumas das obras que são necessárias na sua Freguesia: “Temos três anexas que não têm água, que não têm saneamento, e duas só têm alcatrão (nas ruas) até meio do povo”. Referiu-se ainda ao antigo armazém da CP do Barracão, na Linha da Beira Baixa, onde decorreram os discursos, desejando que o mesmo possa ser colocado ao serviço do povo. “Poderá ter outra utilidade”, afirmou, contando com o presidente da Câmara da Guarda para que a Infra-estruturas de Portugal (que agregou a antiga REFER, proprietária do imóvel) possa ceder o edifício à Junta de Freguesia das Panoias ou a uma Associação local para que ali possa ser feita “alguma coisa de muito útil”. “Já temos algumas ideias”, admitiu o autarca sem adiantar mais pormenores. O presidente da autarquia da Guarda prometeu “falar deste edifício à Infra-estruturas de Portugal”.

Ler também:  Guarda - ExpoEcclesia inaugura exposição permanente sobre o grande órgão da Catedral da Guarda

Notícias Relacionadas