Guarda
A Cidade Natal, na Guarda, abriu portas, no dia 1 de Dezembro, a partir do Jardim José de Lemos, com itinerário até à Praça Velha. Com a presença de centenas de pessoas houve parada de Natal até à entrada da Rua do Comércio, onde “nevaram confetis”, e a que se seguiu a apresentação do espectáculo de multimédia ‘aGuarda-me o Natal’, pela Associação Sou Só, a actuação do Saint Dominic Gospel Choir e a inauguração da iluminação de Natal.
Na Praça Velha há espaço para o carrossel parisiense, a roda, o comboio de Natal, a pista de patinagem no gelo, a casa do Pai Natal e a árvore de Natal gigante.
A “Cidade Natal”, que acontece até 25 de Dezembro, “continua a ser uma marca muito importante” para o concelho e conta com um investimento de 260 mil euros. A Câmara investiu cerca de 100 mil euros na iluminação de Natal que se estende a várias zonas da cidade e que estará ligada até ao dia 6 de Janeiro.
O presidente da Câmara Municipal disse que se trata de uma iniciativa, muito importante para a dinamização comercial e económica da cidade. Sérgio Costa adiantou que todo o espaço da “Cidade Natal” foi redefinido. E explicou: “O que dizem os técnicos é que todos os equipamentos e a sua dimensão foi revista em resultado do trabalho dos últimos meses”.
O autarca referiu ainda que a Câmara quer que haja uma melhoria contínua para que as pessoas possam visitar a Guarda cada vez mais.
Na Praça Velha, onde estão instaladas muitas atracções, principalmente par aos mais novos, também está a funcionar um mercadinho de Natal.
A programação da “Cidade Natal” inclui concertos nas igrejas da cidade e do concelho, a decoração das árvores dos Jardins José de Lemos e Frei Pedro, e o tradicional madeiro que será aceso a meio da tarde do dia 24 de Dezembro.
A autarquia lembra que no dia 26 de Dezembro volta a cumprir-se a tradição do Magusto da Velha em Aldeia Viçosa, com o lançamento de castanhas do cimo da torre da igreja.
A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e o Teatro Municipal e o Museu da Guarda realizam diversas actividades para as famílias e a Câmara promove o Concurso de Montras.
Da programação também parte, nos dias 3 e 4 de Janeiro de 2024, a apresentação do espectáculo “O Principezinho”, no Teatro Municipal da Guarda e, no dia 6 de Janeiro o espectáculo “Vamos Cantar as Janeiras!”, com a participação das colectividades e grupos de todo o concelho da Guarda.