Iniciativa é organizada pela Sociedade de Geografia de Lisboa, pelo Instituto
O Congresso Beira Côa – História, Arte e Património realiza-se nos dias 9 e 10 de Novembro de 2023, na Sociedade de Geografia de Lisboa, com transmissão online. Este Congresso dá continuidade a um programa já desenvolvido em 2013 e é co-organizado pela Sociedade de Geografia de Lisboa, pelo Instituto Histórico da Beira Côa, pela Universidade Aberta – através dos seus Centros Locais de Aprendizagem (CLA) de Mêda e do Sabugal -, pelo Centro de Humanidades – CHAM/ Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores e pela Associação dos Arqueólogos Portugueses, com a colaboração da Casa Memória S. João da Praça (Almeida).
O Congresso integra-se no espírito do Instituto Histórico da Beira Côa, que tem por objectivo abordar a actual realidade interfronteiriça, nas formas da história, da arte e do património, da região da Beira Côa, constituída pelos três concelhos ribacudanos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo e Sabugal, e pelos quatro transcudanos de Meda, Pinhel, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa. Pretende congregar o contributo de investigadores e interessados, em torno das seguintes áreas temáticas: Património Edificado; Biografias; Demografia; Património Arqueológico; Etnologia; Culto e devoções locais; Imprensa local; Relações Interfronteiriças.
No dia 9 de novembro, a sessão será transmitida online e contará com as intervenções, entre muitas outras, de Marcos Osório, arqueólogo do Município do Sabugal, com a comunicação “As sepulturas escavadas na rocha da época medieval no Alto Côa e Alto Águeda: dispersão e contextualização geográfica”, e de Manuela Oliveira, coordenadora do CLA da UAb na Mêda, com a comunicação “O ensino a distância em regiões de baixa densidade e o contributo para o desenvolvimento local. O caso da Beira Côa.” As sessões de dia 10 de novembro serão realizadas em formato híbrido. Os participantes poderão assistir presencialmente na Sociedade de Geografia de Lisboa ou online.