A Câmara da Guarda vai avançar a Remodelação e Adaptação do Edifício Sede da Antiga Associação Comercial, na Rua dos Cavaleiros. A abertura do procedimento foi aprovada na última Reunião de Câmara, no dia 26 de Agosto. Trata-se de um investimento de 750 mil euros.
O edifício irá funcionar como sede do Comando Sub-Regional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), atualmente a operar no edifício da Rua António Sérgio, na antiga residência da Gulbenkian que o Município irá também intervir e reestruturar para Residência de Estudantes.
O Presidente da autarquia, Sérgio Costa explicou que “depois de estabilizarmos o projecto com a tutela, com os licenciamentos necessários, chegámos a este ponto e abrimos agora este concurso por 745 mil euros, para fazer a remodelação e adaptação do Edifício Sede da Antiga Associação Comercial”. Adiantou que, neste momento, a Câmara da Guarda não tem “qualquer garantia do financiamento desta obra”, considerando que “é uma obra absolutamente necessária para criar as condições adequadas ao Comando Sub-Regional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”.
Sérgio Costa explicou que a autarquia candidatou “a antiga residência de estudantes”, onde está a funcionar Comando Sub-Regional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, para a requalificação e ampliação do programa e residência de estudantes para o Politécnico. E acrescentou: “Temos de dar início a estes procedimentos que consideramos muito importantes para o futuro da nossa cidade, nestas áreas em concreto”.
O edifício sede da antiga Associação Comercial vai ser adaptado com obras de requalificação dos espaços interiores, bem como de eficiência energética.
Sérgio Costa adiantou que “o projecto está feito” e que o valor do custo da obra é de 750 mil euros.