As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Guarda recebe Capítulo Extraordinário do Caminho de Santiago em Abril de 2025

A Cidade da Guarda vai receber um Capítulo Extraordinário da Ordem do Caminho de Santiago, nos dias 5 e 6 de Abril de 2025. A decisão foi divulgada no decorrer do Capítulo Geral que teve lugar no último fim-de-semana, 20 e 21 de Julho, em Santiago de Compostela.

Com o apoio da Ordem do Caminho e num esforço conjunto do Clube Escape Livre, da Câmara Municipal da Guarda, do Turismo do Centro de Portugal e da Diocese da Guarda, a proposta para um Capítulo Extraordinário na Cidade mais alta de Portugal, apresentada por Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre, aquando da sua confirmação e receção do diploma de Comendador da Ordem, foi aprovada.

Luís Celínio referiu que “aquando da nomeação tinha referido que a Guarda e a sua ligação ao Caminho de Santiago seria a minha prioridade”. E acrescentou: “Na intervenção que tive a oportunidade de fazer no Capítulo Geral, sábado passado (20 de Julho), reiterei este compromisso e ficou já aprovado e marcado para a Guarda um Capítulo Extraordinário em Abril de 2025.”

Ler também:  Guarda - Obra musical do padre Manuel Geada foi apresentada em livro no Outeiro de São Miguel

O próximo passo é já em Setembro uma reunião de trabalho na Guarda que reúne todas as entidades envolvidas e onde estará presente o Chanceler da Ordem, Alejandro Rubin.

A par do Capítulo Extraordinário, a Guarda receberá também uma Conferência aberta ao público e que conta com a presença de dois nomes portugueses importantes no conhecimento e divulgação do Caminho de Santiago e que em breve a organização apresentará.

O Clube Escape Livre tem promovido o Caminho de Santiago através da iniciativa Off Road Bridgestone/First Stop.

Recorde-se que o concelho da Guarda é atravessado por um lanço do Caminho de Santiago, um dos mais belos troços da Via Portugal Nascente, utilizado pelos peregrinos que se deslocam pelas Beiras a Santiago de Compostela. O percurso em apreço, tem início em Tavira, no Algarve, e articula-se em Trancoso, com o Caminho de Torres.

O “caminho”, na passagem pelo Concelho da Guarda, tem uma extensão de 41 Km e atravessa as freguesias de Gonçalo, Valhelhas, Famalicão, Fernão Joanes, Meios, Corujeira / Trinta, Maçainhas, Guarda, Faia e Aldeia Viçosa.

Ler também:  Guarda - Associação de Jogos Tradicionais da Guarda reconhecida com “Prémio Boas Práticas do Voluntariado Jovem”

O Caminho de Santiago, no Concelho da Guarda, encontra-se identificado e sinalizado na totalidade do seu itinerário com setas de cor amarela, balizas/postes, azulejos indicadores de direção dentro das localidades, e painéis informativos à entrada das mesmas.

O Caminho de Santiago, na sua passagem pelo Concelho da Guarda, possui um carimbo personalizado que pode ser obtido nas Juntas de Freguesia abrangidas pelo percurso no concelho e na Oficina do Peregrino, no Museu da Guarda.

Notícias Relacionadas