A requalificação do acesso viário à Senhora da Alagoa, na freguesia de Pera do Moço, concelho da Guarda, foi inaugurada no dia 5 de Setembro, véspera da romaria anual da Capela de Nossa Senhora da Alagoa. que acontece este domingo, 8 de Setembro.
A obra, prometida há mais de duas décadas, que liga localidades dos concelhos da Guarda e Pinhel, vai facilitar a circulação automóvel bem como pedonal, principalmente dos peregrinos da Nossa Senhora da Alagoa, através da ecovia que acompanha o traçado da estrada, ao longo de mais de dois quilómetros.
O presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, disse tratar-se de “uma obra muito aguardada, desejada há mais de 20 anos” e que só agora foi concretizada.
A obra custou cerca de 430 mil euros tendo sido totalmente suportada “pelos cofres do município, sem qualquer financiamento”.
Artur Lopes, presidente da Junta de freguesia de Pera do Moço referiu que a “obra, agora inaugurada, é um bem para todos, pois havia grande dificuldade de mobilidade nesta estrada”.
O perfil da estrada que liga a EN 221 (Pêra do Moço – Guarda) e o Santuário da Senhora da Alagoa (Argomil – Pinhel) e que antes tinha cerca de três metros de largura, é agora uma plataforma de cerca de sete metros, com 5 metros para a componente rodoviária e cerca de dois metros para a componente da ecovia.
Para além do alargamento da plataforma houve a melhoria da sinalização vertical e horizontal, bem como colocação de proteções laterais e execução de drenagens.