Guarda – Município avança com Parque de lazer na margem da Albufeira do Caldeirão

Barragem do Caldeirão continua sem um plano de ordenamento

A Câmara da Guarda assinalou o Dia Mundial do Ambiente, no dia 5 de Junho, com a apresentação do projecto do Parque de Lazer na margem da Albufeira do Caldeirão. Na ocasião foi assinado um contrato de comodato entre o Município da Guarda e a EDP que vai permitir a recuperação de uma zona de lazer junto à Barragem do Caldeirão, que continua à espera de um pano de ordenamento.

Sobre este projecto, Rui Melo, vereador da autarquia da Guarda, explicou que “nesta parte junto da Barragem, que até está em zona de protecção total à Barragem, o que o município propôs foi implementar condicionamentos de acesso, algumas mesas e algumas plantações de árvores, deixando este espaço à fruição das pessoas”. E acrescentou: “Este projecto aquilo que pretende é a renaturalização do espaço basicamente com a interdição do acesso de viaturas para este lado de baixo da estrada (junto à albufeira), concentrando as viaturas no parque de estacionamento dedicada e bem delimitado na parte de cima da estrada”

Gonçalo Casaca, Director do património da EDP Global Solution, disse que “a EDP está alinhada com tudo o que são projectos ligados à sustentabilidade à preservação meio ambiente”.

A assinatura do contrato de comodato vai permitir o arranque das obras dentro de uma ou duas semanas de maneira a dar todas as condições para o espaço possa ser usufruído por todos os munícipes e pessoas que passem pelo concelho da Guarda.

Sérgio Costa, presidente da autarquia, adiantou que “daqui a pouco tempo, a Guarda vai ficar com um novo parque de merendas na Barragem do Caldeirão, criando assim condições para quem venha aos Passadiços, quem vem à Piscina da Barragem do Caldeirão ou simplesmente quem passa por aqui e por aqui passeia, possa ter aqui umas belas condições”.

Notícias Relacionadas