O Município da Guarda e a AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes decidiram adiar Conferência “Mobilidade Integrada – Eixo da Beira Interior”, que estava agendada para a tarde de hoje, dia 17 de Setembro, e o dia de amanhã, dia 18, no Teatro Municipal da Guarda, devido situação atual que o país enfrenta no combate aos incêndios.
A nova data para a realização desta iniciativa será divulgada oportunamente.
A AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes e os municípios da Guarda, Belmonte, Covilhã, Fundão e Castelo Branco vão implementar o Projeto Piloto de Mobilidade Integrada da Beira Interior, que visa criar uma solução inovadora, eficiente e sustentável para a mobilidade de pessoas e de bens nesta região de baixa densidade, beneficiando cidadãos e empresas.
Nas zonas de baixa densidade, o transporte coletivo regular, com horários e percursos fixos, é economicamente pouco viável, com custos elevados para as escassas receitas e pouco atrativo, qualitativamente, quer para os prestadores de serviços, quer para as populações. Tem-se verificado uma cada vez maior utilização exclusiva do transporte individual, com consequências nefastas a nível ambiental, na qualificação destas regiões, na coesão territorial e na exclusão social dos que, por razões várias, não têm acesso a viatura própria.
A diversidade de deslocações no tempo e no espaço reclamam, cada vez mais, soluções específicas e inovadoras, para as quais este projeto piloto visa dar resposta.
E, não menos importante, este projeto piloto visa criar um modelo que poderá ser replicado noutras regiões de baixa densidade ou de ocupação dispersa.