Guarda – Centro de Estudos Ibéricos promove Curso de Verão

“Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento” é o tema da XXIV edição do Curso de Verão que o Centro de Estudos Ibéricos está a realizar até 29 de Junho, entre Guarda, Coimbra e Salamanca.

A edição deste ano conta com Conferências, apresentação de comunicações em diversos painéis de debate e trabalhos de Campo, divididos nos seguintes temas: Paisagens, patrimónios e desenvolvimento local; Agricultura e desenvolvimento rural; Cidade e dinâmicas do espeço urbano; Cooperação e desenvolvimento: políticas públicas e coesão territorial; Sociedade e território: dinâmicas socioeconómicas em diferentes contextos territoriais e Arte, cultura e leituras do território.

O curso contempla mais de 90 comunicações de investigadores e professores oriundos de vários países como: Brasil, Portugal, Espanha, Moçambique, Cabo Verde e Itália, mais de 40 universidades e instituições diferentes, proporcionando o intercâmbio científico, debate e difusão de conhecimentos sobre vários contextos territoriais ibéricos, tanto de Portugal e de Espanha como de vários Países, sobretudo de Língua Portuguesa.

A sessão de abertura aconteceu no dia 25 de Junho na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e contou com a presença dos representantes da Câmara Municipal da Guarda, Universidade de Coimbra, Universidade de Salamanca e Instituto Politécnico da Guarda.

Coordenado por Rui Jacinto, da Universidade de Coimbra e Maria Isabel Martín Jiménez, da Universidade de Salamanca, o Curso conta com cerca de 120 participantes inscritos.

Recorde-se que o curso é certificado com 3 ECTS pela Universidade de Coimbra (UC) com apoio PRR e creditado pela Universidade de Salamanca, através do Centro de Formación Permanente.

Notícias Relacionadas