As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Guarda – Associação de Jogos Tradicionais da Guarda reconhecida com “Prémio Boas Práticas do Voluntariado Jovem”

A Associação de Jogos Tradicionais da Guarda foi reconhecida pelo Instituto Português do Desporto (IPDJ) e da Juventude com o 1º lugar do “Prémio Boas Práticas do Voluntariado Jovem”. Esta distinção ocorreu durante a sessão regional de apresentação dos trabalhos de voluntariado, realizados em Viseu, no dia 8 de Novembro de 2024.
O projecto desenvolvido pela Associação de Jogos Tradicionais da Guarda teve como pano de fundo os 50 anos do 25 de Abril e o desafio lançado aos jovens através do programa ‘Geração Z do IPDJ foi associar o tema os jogos tradicionais. A designação do projetco foi desde o início pensada na interação dos temas e que resultou no nome “Jogo Livre – A liberdade através dos jogos tradicionais” – 50 memórias de Jogos, 50 anos de Liberdade”.
A Associação de Jogos Tradicionais da Guarda explica que “já tinha sido reconhecida no passado com uma Menção Honrosa o que já se revestia de um reconhecimento pelo esforço na promoção dos valores e princípios de um voluntariado responsável e organizado”. E acrescenta: “Mas o 1º lugar neste prémio desenvolve emoções que reforçam um sentimento de pertença e identidade; mas também intensificam o sentido de responsabilidade de todos os que integram a Associação dos Jogos Tradicionais da Guarda em geral e dos jovens voluntários em particular”.
O “Prémio Boas Práticas do Voluntariado Jovem” é uma iniciativa anual do IPDJ que tem como finalidade maior reconhecer as entidades e os projectos que ao abrigo dos programas de voluntariado do IPDJ se desenvolveram.
A Associação de Jogos Tradicionais adianta que no dia 23 de Novembro, durante o Seminário “O Associativismo na Guarda”, será apresentado um documentário-síntese deste projecto como exemplo de voluntariado e de cooperação jovem.
Este Seminário terá lugar entre as 14.00 e as 17.00 horas, no Pequeno Auditório do TMG e integra o programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, e pretende ser um espaço de reflexão sobre o papel do associativismo no desenvolvimento social, cultural e político do País e da Guarda, desde o período antes do 25 de Abril até à actualidade.

Ler também:  Seminaristas da Guarda receberam ministérios na Semana dos Seminários

Notícias Relacionadas