Guarda assinala aniversário com inauguração da Ecovia, Centro de Cyclin’Guarda e Mercado de S. Miguel

Comemorações decorrem de 23 a 27 de Novembro

A inauguração da Ecovia da Guarda (dia 25), Centro de Ciclin’ Guarda (dia 26), Requalificação do Mercado Municipal de S. Miguel e Requalificação dos Parques Infantis do Pincho, Castelos Velhos, Estação e Sequeira (dia 27), são os momentos que marcam as comemorações do 824º aniversário da atribuição de foral pelo rei D. Sancho I à cidade da Guarda.
No dia de Aniversário da cidade, 27 de Novembro, o programa começa às 9.30 horas, com a Homenagem a D. Sancho I, rei fundador da cidade, junto à sua estátua, na Praça Luís de Camões. Esta cerimónia militar contará com a participação do Regimento de Infantaria N. 14, Comando Territorial da GNR e Liga dos Combatentes.
A cerimónia do Hastear da Bandeira será na praça do Município, às 10.30 horas, ao som do hino nacional interpretado pela Banda Filarmónica de Famalicão da Serra e da cantora Laura Gomes e com a Guarda de Honra pelo Comando Distrital da PSP, pelas Corporações dos Bombeiros Voluntários da Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra, Agrupamentos de Escuteiros, NG- Escuteiros Adultos da Fraternidade de Nuno Álvares, e Associações de Sapadores de Fernão Joanes, Valhelhas e da ACRIGuarda.
A Sessão Solene comemorativa do 824º aniversário da atribuição do foral à cidade da Guarda está marcada para as 10.45 horas, nos Paços do Concelho. Este ano, a autarquia decidiu homenagear a Educação e também distinguir antigos funcionários da Câmara da Guarda.
Pelas 14.30 horas terá lugar a Inauguração das obras de Requalificação do Mercado de S. Miguel. Uma obra que corresponde a um investimento de cerca de 530 mil euros e que traz a melhoria das condições existentes e há muito reclamadas pelos munícipes e pelos vendedores daquele espaço. Durante a tarde, (entre as 15h30 e as 16h40) serão inauguradas as obras de requalificação dos Parques Infantis nas zonas da Sequeira, Quinta do Pincho, Castelos Velhos e Guarda Gare. Obras, com um investimento de cerca de 400 mil euros, realizadas para colmatar a falta de condições de segurança para as crianças naqueles espaços, que agora passam a cumprir as normas de segurança impostas bem como a legislação em vigor.
O dia de Aniversário termina com um concerto comemorativo com Paulo de Carvalho, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda pelas 21.30 horas.
Do programa das comemorações também faz parte, no dia 23, às 18.00 horas, a apresentação, no Museu da Guarda, do nº 45 da Revista Cultural Praça Velha, numa edição dedicada à História e ao Património. E no dia 24, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), às 18.00 horas, são inauguradas duas exposições que comemoram também o 15º Aniversário da BMEL: “Tempos de Eduardo Lourenço” e “Um (e)terno olhar: Eduardo Lourenço, Vergílio Ferreira e a Guarda – Revisitação”. Às 18.30 horas é apresentado o nº 19 de Revista Iberografias do Centro de Estudos Ibéricos.

Ecovia da Guarda

No dia 25 de Novembro, sábado, tem lugar a inauguração da Ecovia da Guarda, obra resultante da empreitada “Incremento de modos suaves no acesso ao Parque Industrial da Guarda” e que ao longo de cerca de 9 km une as zonas alta e baixa da cidade da Guarda. Num investimento de cerca de 2,7 milhões de euros, a infra-estrutura desenvolve-se ao logo de parte do traçado da Via de Cintura Externa da Guarda (VICEG), entre as Lameirinhas e interligando outros bairros da cidade, passando pelo Hospital, Parque Industrial da Guarda e terminando na Estação de Caminhos de Ferro. A Ecovia pretende melhorar a circulação pedonal e permitirá também a circulação de bicicletas. Trata-se de um projecto piloto, pioneiro no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano – PEDU e do Centro 2020. A iniciativa está marcada para as 10.30 horas, na Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários da Guarda e na sessão será assinado um Protocolo com o Instituto da Mobilidade e será ainda Hasteada a Bandeira Cidades que Caminham. A Caminhada inaugural (9 Km) pela Ecovia contará com a participação especial da atleta olímpica Rosa Mota.
Na tarde de sábado, pelas 16.00 horas, está prevista a realização da Conferência 25 de Novembro, pela professora da Universidade do Porto, especialista em História Contemporânea, Ana Sofia Matos Ferreira. A iniciativa decorre no auditório do Museu da Guarda.
Ainda no sábado, às 21.00 horas, numa iniciativa co-organizada com o NDS – Grupo de Cantares “A Mensagem”, realiza-se no pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda o 11º Encontro de Grupos de Cantares Tradicionais da Guarda.
No domingo, dia 26 de Novembro, tem lugar a 20ª edição da Invernal de BTT Cidade da Guarda, prova co-organizada com o Clube de Montanhismo da Guarda, que nesta edição se divide em Maratona com 60 km, Meia Maratona com 35 km e Mini-Maratona com 20 km. A Maratona e a meia maratona têm arranque marcado junto ao Pavilhão de S. Miguel às 9.00 horas e no Parque Urbano do Rio Diz está previsto o arranque da Mini-Maratona, às 9.45 horas, momento precedido na abertura oficial do Centro de Ciclin’ Portugal – Guarda. A Guarda passa assim a integrar a rede nacional Cyclin’ Portugal, com a criação deste Centro com 11 percursos cicláveis ao longo de 500 km, 80 km dos quais sinalizados. Trata-se de uma infra-estrutura desportiva de lazer de acesso gratuito, criada para a prática da modalidade de BTT–XC e de estrada, equipada com instalação permanente de recepção/apoio aos praticantes, situada no Parque Urbano do Rio Diz e na Albufeira do Caldeirão. Os percursos cicláveis estão todos disponíveis na página web do Município da Guarda.

Notícias Relacionadas