As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Gouveia – Recriação da antiga rota da romaria da Senhora de Assedace

A recriação da antiga rota da romaria, um caminho percorrido incontáveis vezes nos últimos séculos, numa experiência orientada, acompanhada e interpretada da paisagem, com concentração junto ao Adro de Viriato, em Folgosinho, até à Ermida da Nossa Senhora de Assedace, é a proposta da Câmara Municipal de Gouveia para o dia 8 de Setembro, data em que se celebra a Festa da Senhora de Assedace, nos Casais de Folgosinho.

Esta iniciativa de caráter gratuito, integrada na Rede Cultural Terras da Transumância, encontra-se limitada à participação máxima de 50 pessoas que podem fazer o trajeto de cerca de 9 Km.

A autarquia de Gouveia explica que “tradicionalmente, de Folgosinho, o percurso da romaria e da procissão inicia-se no adro da Igreja Matriz de S. Pedro, subindo a calçada romana dos Galhardos (Imóvel de Interesse Público), iniciando-se a descida na Portela de Folgosinho até ao Cruzeiro da Assedace, chegando, dai, à capela, onde se dá início às celebrações, conduzidas pelo pároco e onde participam os populares e o Rancho Cancioneiro de Folgosinho, a par de outras manifestações civis e culturais”.

Ler também:  Guarda - Panoias exige traçado alternativo para a Nova Linha Elétrica de Muito Alta Tensão

A Romaria de Nossa Senhora de Assedace acontece no dia 8 de Setembro, naquele que é considerado um dos momentos mais marcantes na freguesia de Folgosinho.

A autarquia de Gouveia adianta que “a romaria à Senhora de Assedace é uma festa anual com ligação profunda à terra e que une o sagrado e o profano, que se fundem, neste evento anual, num misto de agradecimento, devoção e festa”. E acrescenta: “A Nossa Senhora de Assedace tem um papel fundamental na espiritualidade das gentes da Serra da Estrela, considerada a protetora dos pastores e do gado da montanha, sendo a sua capela, isolada nos Casais de Folgosinho e situada a 935 metros de altitude, consequentemente um local de culto, peregrinação, promessas e bênçãos”.

A festa começa ainda no dia 7 de Setembro, com muitas as pessoas a pernoitar na zona da capela de Nossa Senhora de Assedace. Este acontecimento envolve as comunidades das localidades próximas, que, de forma espontânea, transmitem esta prática de geração em geração.

O programa do dia 8 começa pelas 8.30 horas, com concentração junto ao Adro de Viriato, onde, pelas 8.45 horas, tem início a recriação da Romaria Tradicional à Nossa Senhora de Assedace.

Ler também:  Guarda - Oposição chumbou novo pedido de empréstimo da Câmara da Guarda

Pelas 12.00 horas têm lugar as celebrações religiosas da Eucaristia e da Procissão, organizadas pela Irmandade das Almas e conduzidas pelo pároco de Folgosinho, seguindo-se a merenda comunitária tradicional, pelas 13h00, constituindo um momento de partilha e de convívio entre os fiéis.

Notícias Relacionadas