As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Feira Farta junta todas as freguesias do concelho da Guarda

A Feira Farta, que tem lugar na Guarda, nos dias 21 e 22 de Setembro, vai juntar todas as freguesias do concelho.

A edição de 2024 vai transformar o Largo do Mercado Municipal da Guarda numa montra de produtos endógenos e o artesanato.

O evento vai contar com mais de 400 produtores, das 43 freguesias do concelho da Guarda, que vão expor os seus produtos endógenos. Dos hortícolas à fruta da época, do mel e ao azeite, dos doces típicos como os biscoitos ou a bola parda, aos licores, serão cerca de mil os produtos que vão estar à venda durante os dois dias do certame.

O presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa disse que “no recinto da Feira, vão estar em especial destaque a Cestaria de Gonçalo e o Cobertor de Papa de Maçainhas, como ex-libris do Território e fiéis representantes do que de melhor o concelho tem para oferecer em termos de arte popular”.

Este ano a animação da Feira Farta aposta num programa local mas diversificado, com 23 associações culturais e grupos do concelho a garantirem música e muita animação ao longo dos dois dias da feira. Pelo recinto vão passar grupos de concertinas, grupos de cantares, rancho folclórico, grupos de bombos, cavaquinhos e fanfarras.

A zona da Gastronomia vai ser assegurada, como habitualmente, pelas Associações /Bairros da Cidade, que oferecem na ementa pratos com especialidades da região e onde a Carne de Vaca Jarmelista volta a ser um dos destaques gastronómicos do certame.

A realização da Feira Farta tem como principal objetivo divulgar, fomentar e valorizar os recursos e produtos da região da Guarda.

Sérgio Costa adiantou que a Feira Farta “vai ser ponto de encontro do mundo rural na nossa cidade”.

A Feira Farta, que tem um investimento de 150 mil euros, vai funcionar no sábado, 21 de Setembro, entre as 10.00 e as 20.00 horas e no domingo, 22 de Setembro, entre as 11.00 e as 19.00 horas.

Notícias Relacionadas