As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Expositores valorizam realização da Feira das Tecnologias para a Energia

Evento promovido pela Câmara Municipal do Sabugal

A cidade do Sabugal acolheu entre os dias 2 e 5 de Junho o ENERTECH SABUGAL – 1.ª Feira das Tecnologias para a Energia, que decorreu sob o lema “Sabugal, fonte de energia natural”. O programa incluiu conferências, exposições temáticas, demonstrações e workshops, entre outras iniciativas. O evento foi realizado pela Câmara Municipal do Sabugal no âmbito da iniciativa “Sabugal Mais Valor”, em parceria com a Associação Malcata com Futuro, o Fórum Florestal – Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa, a ADES – Associação Empresarial do Sabugal e os Institutos Politécnicos da Guarda e de Castelo Branco. A feira teve o enfoque na demonstração do potencial da biomassa florestal residual no concelho do Sabugal e pretendeu promover o debate sobre a importância da biomassa florestal residual na estratégia de eficiência energética e tecnologias e produtos associados. Do programa constou uma conferência sobre “A Biomassa Florestal Residual: A sua importância para o desenvolvimento do Interior”, que juntou vários especialistas.
O evento foi também uma oportunidade para divulgar serviços e empresas que operam no sector energético, tendo os seus responsáveis valorizado a sua realização. Xavier Cameijo, da empresa Xaluchama, localizada no Alto do Espinhal, no Sabugal, que concebe, fabrica e comercializa caldeiras de aquecimento, grelhadores e queimadores a pellets, disse ao Jornal A GUARDA que o momento foi oportuno para divulgar os produtos ali fabricados. O responsável explicou que no certame foi apresentado o novo produto da empresa – o queimador para fornos convencionais a pellets. “Em vez da lenha encosta-se o queimador na boca do forno e, ao fim de 40 minutos, o forno pode ser utilizado. Temos também o mesmo para padarias que queiram adaptar este tipo de queimador aos fornos existentes”, disse. A empresa também comercializa um grelhador a pellets que, segundo Xavier Cameijo é económico, ecológico, rápido, não produz fumo e cozinha alimentos saborosos. O responsável considera que a ENERTECH SABUGAL “é muito importante para nós, porque divulgamos os nossos produtos e falamos com as pessoas”.
Já o empresário António Martinho, da empresa Aquecimentos Martinho, com sede no Sabugal, disse ao Jornal A GUARDA que a feira foi “muito importante” para o Sabugal e para a divulgações dos empresários locais ligados ao sector energético. “Espero que tenha continuidade. A Câmara Municipal do Sabugal está de parabéns”, disse António Martinho, que comercializa e instala sistemas de aquecimento central, piso radiante, recuperadores de calor (a lenha e a pellets), salamandras, painéis solares, etc. O empresário adiantou que a procura de equipamentos a pellets tem aumentado por a matéria-prima ser mais económica. “Há muita gente que tem dois equipamentos em casa, um a lenha e outro a pellets. As pessoas dizem que a pellet é prática, dá muito rendimento e as pessoas de idade evitam de andar a carregar com a lenha”, justificou.
Durante os quatro dias da feira também foram realizadas actividades de promoção, divulgação e demonstração de equipamentos, bem como actividades lúdicas, tais como pista de carros eléctricos, Pump Track Bike, Teste Drive Kids e cozinha solar. A vertente da cozinha solar foi dinamizada pelo Instituto Politécnico da Guarda.
O professor Jorge Gregório, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, contou que foram feitos vários cozinhados para o público perceber a funcionalidade dos fornos solares. Por exemplo na sexta-feira, dia 3 de Junho, nos fornos solares foram assadas chouriças e maçãs, que levaram pouco mais de uma hora a cozinhar, mas de acordo com o docente, “as sardinhas na telha também se fazem muito bem” naquele tipo de forno. “Nós fazemos isto para divulgar as cozinhas solares. As pessoas têm gostado muito e têm procurado saber como é que se faz”, disse.

Ler também:  Sabugal – Novo Ano começa com espetáculos pirotécnicos nas cinco vilas medievais

Notícias Relacionadas