Exposição de Fotografia de Ambiente de Filipe Patrocínio sobre “o clima da Estrela”

Centro de Interpretação da Serra da Estrela

“Reconstruindo o clima da Estrela” é o título da Exposição de Fotografia de Ambiente do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela deste ano, da autoria de Filipe Patrocínio. A exposição foi inaugurada esta terça-feira, e fica patente ao público até 18 de Abril. A foto-reportagem que revela segredos alojados no fundo da lagoa durante milhares de anos também está publicada na revista National Geographic Portugal na edição de Abril.
Há vários anos que Filipe Patrocínio acompanha uma equipa de cientistas de áreas multidisciplinares e de várias partes do globo, num projecto de investigação realizado na Lagoa do Peixão, na serra da Estrela e no laboratório do IPMA com o objectivo de datar com maior rigor o recuo do degelo dos glaciares nesta zona, assim como também a reconstrução do clima desde então.
As alterações climáticas são cada vez mais notórias e o aquecimento global uma temática actual. Este facto não invalida que o planeta tenha passado, também, por grandes períodos frios. A serra da Estrela contém inúmeros vestígios da Era Glaciar à espera de serem desvendados.
Conhecedor da montanha, o fotógrafo guiou a equipa de cientistas numa vertiginosa caminhada, revelando o percurso mais cómodo até às lagoas mais isoladas e menos intervencionadas da serra da Estrela. A exposição fotográfica revela os desafios do projecto e as descobertas obtidas.
Filipe Patrocínio é natural de Seia. É Designer, Fotógrafo e um explorador do mundo natural. Alia a experiência outdoor de montanhismo, escalada e espeleologia para procurar a melhor fotografia.
A montanha foi palco do seu projecto de licenciatura e, desde então, tem sido a sua fonte de inspiração e trabalho. Dez anos após expor este projecto de licenciatura no CISE, regressa com o objectivo de dar a conhecer as recentes descobertas científicas da região.
Fez o primeiro curso de fotografia no CISE em 2004, com 14 anos. Actualmente é Fotógrafo especializado e premiado nas áreas da Natureza e Outdoor, colaborando com entidades e projectos no âmbito da conservação do património natural e cultural. Destacam-se a Associação Geopark Estrela onde trabalhou desde a sua criação em 2016 até 2022, candidatando e obtendo a classificação de Geoparque Mundial da UNESCO para a Serra da Estrela. Colabora também com a revista National Geographic regularmente desde 2018.
Como forma de valorizar o mundo que o apaixona, tem como missão através da imagem despertar consciências, sentimentos, partilhar conhecimento e eternizar histórias. Tenta fazê-lo através das exposições que realiza, das missões em que colabora ou dos artigos que publica.
Além disso será publicado quase em simultâneo uma outra revista National Geographic, edição especial Viagens, dedicada exclusivamente aos Caminhos Portugueses de Santiago, na qual colaborou fotograficamente para a sua concretização, com 8 fotografias. Esta edição contém mapas, ilustrações e conselhos de viagem, de todos os trajectos que se articulam em rede e passam também na Guarda.

Notícias Relacionadas