Iniciativa da Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda e da Câmara Municipal
O centro da cidade da Guarda acolhe este fim-de-semana, dias 24, 25 e 26 de Julho, o evento The Long Weekend Guarda 2015, que é promovido pela Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda (ACG) e pela Câmara Municipal da Guarda.
O evento de animação da cidade e de dinamização do sector comercial, realizado pelo segundo ano consecutivo, inclui música, animação, moda, gastronomia, venda de produtos regionais, entre outras actividades. A Praça Luís de Camões, a Rua do Comércio, a Rua Francisco de Passos (também conhecida por Rua Direita), a Rua Alves Roçadas e a Rua Marquês de Pombal, são alguns dos locais que recebem actividades incluídas no evento de animação, que este ano cresceu relativamente ao ano anterior. De acordo com Miguel Alves, presidente da ACG, o percurso da iniciativa estará assinalado por uma passadeira azul, com um total de 2.000 metros quadrados (em 2014 a passadeira teve 1.000 metros), que conduzirá os visitantes pelos vários espaços incluídos no programa. Por outro lado, foram criados mais dois novos espaços: o pátio exterior do Museu, que vai receber a Feira do Livro, e o Largo da Misericórdia, com uma zona dedicada à saúde e ao bem-estar.
O presidente da ACG disse numa conferência de imprensa realizada na segunda-feira, dia 20 de Julho, na Praça Velha, que o evento tem como objectivo aumentar o número de visitantes e “estimular comercialmente” o centro urbano da Guarda e as suas artérias mais importantes. Já o vereador com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Guarda, Victor Amaral, também presente no encontro com os jornalistas, referiu que o evento deste ano surge integrado no cartaz do programa “VivaCidade”, que está a ser realizado até 15 de Setembro. Para o autarca, o The Long Weekend 2015 é uma acção “estruturante” dentro do “VivaCidade” para conseguir “dar mais vitalidade” ao centro da Guarda, uma vez que a iniciativa também permitirá reforçar a cidade como destino turístico. “É um investimento para que a cidade continue a afirmar-se nesse caminho e nesse processo de maior atractividade”, declarou Victor Amaral, reconhecendo que o The Long Weekend e o VivaCidade permitem o “aproveitamento do sector criativo” para afirmar a cidade na linha da economia criativa. No entender do vereador, estão criadas as condições para que o evento seja um sucesso, destacando a importância do trabalho conjunto desenvolvido entre as duas entidades envolvidas na sua realização.
No encontro com os jornalistas, o presidente da ACG, Miguel Alves, referiu ainda que a primeira edição de The Long Weekend, que foi promovida em Setembro de 2014, atraiu entre 20 a 22 mil pessoas, ambicionando que a deste ano possa atingir “a fasquia das 30 mil pessoas”. Ainda de acordo com o responsável, o evento tem um orçamento que ronda os 30 mil euros, que é menor do que o do ano passado.
O The Long Weekend é inaugurado pelas 17.00 horas de sexta-feira, dia 24 de Julho, no Jardim Frei Pedro. No primeiro dia haverá, entre outras iniciativas, um concerto por Black Velvet (pelas 18.00 horas, no Jardim Frei Pedro), showcooking por Ricardo Carola (21.30 horas, Paço da Cultura) e um Desfile de Moda (22.00 horas, na Praça Luís de Camões). No sábado, dia 25 de Julho haverá showcooking por Nazaré Serra (11.00 horas, no Paço da Cultura), um concerto por “3 loucos e um são (que não veio)” (15.00 horas, no Jardim Frei Pedro), a actuação do Grupo de Fados da Guarda (17.00 horas, Praça Luís de Camões) e um concerto de “Os Compota” (22.00 horas, Praça Luís de Camões). No domingo, 26 de Julho, haverá showcooking de corte de presunto por Vítor Oliveira (11.30 horas, no Paço da Cultura), e a actuação dos DJ’s Pedro Arruda (15.00 horas, Praça dos Táxis) e Master Sister’s (18.00 horas). O encerramento da edição 2015 do The Long Weekend está marcado para as 21.00 horas de domingo.
Os comerciantes do centro da Guarda irão ter os horários dos estabelecimentos adaptados à realização do evento.