Espectáculo de Rita Guerra assinala aniversário do Teatro Municipal da Guarda

Apresentada programação para os meses de Abril, Maio, Junho e Julho

A Câmara Municipal da Guarda apresentou, na segunda-feira, dia 30 de Março, a nova programação do Teatro Municipal da Guarda (TMG) para os meses de Abril, Maio, Junho e Julho. Nos próximos quatro meses, o TMG apresenta dezenas de espectáculos e de actividades culturais, que vão da música às artes plásticas, do teatro à dança e ao cinema.
Na música, o destaque vai para a cantora Rita Guerra que sobe ao palco do grande auditório do TMG na noite do dia 25 de Abril. O espectáculo “Uma Noite na Guarda” assinala o 10.º aniversário da inauguração daquele complexo cultural. Segundo Victor Afonso, programador cultural do TMG, a cantora “virá pela primeira vez” à Guarda, onde apresentará o seu último disco. Ainda na música, o TMG preparou uma série de concertos que vão da música clássica aos blues passando também pelo Folk, pelo Jazz e pela Pop. Estão agendados, entre outros, os espectáculos “Ary, o poeta das canções”, a 24 de Abril; Radiophone, a 9 de Maio; Diabo na Cruz, a 16 de Maio; Tiny Legs Tim, a 21 de Maio; Nó Cego, a 29 de Maio; Peter Brötzmann/Steve Noble Duo, a 3 de Julho e Carlo Marchione, a 26 de Junho.
No teatro está programada a estreia da nova peça do Teatro do CalaFrio “Empresta-me um revolver até amanhã”, com José Neves, Valdemar Santos e Américo Rodrigues, de 16 a 18 de Abril. Seguem-se “Mary Poppins, a mulher que salvou o mundo”, do Teatro Eléctrico, a 13 de Junho, e o “Auto dos Físicos”, da Escola da Noite, a 14 de Maio. Na dança, destaque para o espectáculo “Contraluz” pela CiM – Companhia Integrada Multidisciplinar, no dia 5 de Junho, e para o workshop “Cartas de Jogar. Tocar e Dançar”, nos dias 10, 11 e 12 de Abril.
Nas artes plásticas destaque para a exposição “Guarda (-me)”, de Ana Vidigal, que estará patente na Galeria de Arte de 18 de Abril a 19 de Julho. Serão ainda realizadas as exposições: “A Tribo Abaiomy” de Teresa Oliveira (escultura), de 2 de Abril a 3 de Maio, “À tua beira”, de António Mateus (fotografia), de 12 de Maio a 7 de Junho, e “Futuro” de Rute Gonzalez (pintura), de 16 de Junho a 12 de Julho. Em relação ao serviço educativo, destaque para a apresentação final do trabalho da Oficena 3 “Romeu e Julieta” de William Shakespeare, a 23 de Maio, com direcção, concepção e encenação de Fernando Carmino Marques.
O programador cultural do TMG, Victor Afonso, considera que a programação apresentada para os próximos quatro meses é equilibrada e “vai ao encontro de vários públicos”. “É uma programação, no seu todo, equilibrada, com propostas nas mais variadas áreas artísticas e para públicos diferentes” e que “reflecte a preocupação de chegar a muitos públicos diferentes”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, também presente na conferência de imprensa, explicou que, pelos dados disponíveis, o TMG continua a ter “um aumento interessante” na afluência de público. No período de Janeiro de 2014 a Janeiro de 2015, aquele equipamento registou um aumento de 82% em relação a períodos homólogos, observou. Já no mês de Fevereiro, tendo também em conta períodos homólogos, foi registada uma subida de 57%.
O autarca lembrou que devido à extinção das empresas municipais os serviços e os funcionários do TMG foram internalizados na Câmara Municipal, que está a estudar a melhor gestão para aquele equipamento. Álvaro Amaro disse ainda que, tendo em conta a redução de custos, o TMG não terá actividade entre 15 de Julho e 15 de Setembro. O anúncio foi feito após explicar que a estimativa de custos com a programação para os próximos 105 dias é de 131 mil euros. “Vamos ter que continuar a estudar o funcionamento de um teatro desta natureza nos tempos de hoje”, rematou.

Notícias Relacionadas