Escultura de artista vietnamita em homenagem a Francisco de Pina

Guarda

A inauguração da escultura Nova Estela, criada por um artista vietnamita, em homenagem a Francisco de Pina, no espaço exterior da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, está marcada para o dia 26 de Novembro, às 15.30 horas, no âmbito das comemorações do824º aniversário da atribuição de foral pelo rei D. Sancho I à cidade da Guarda.
Trata-se de uma homenagem, a título póstumo, ao padre Francisco de Pina, um sacerdote jesuíta nascido na Guarda em 1586 que cujo percurso religioso passou por uma missão no Vietname, onde viveu nove anos de intensa actividade missionária, de linguista e de interculturalidade. O missionário guardense foi quem introduziu a utilização do alfabeto latino e sinais diacríticos na transcrição dos sons e dos tons da língua vietnamita, que utilizava, na escrita, caracteres chineses.
Volvidos alguns séculos, a Comunidade Vietnamita, profundamente reconhecida à obra do Padre Francisco de Pina, junta-se a esta homenagem na sua terra natal, a Guarda, trazendo do Vietname um monumento memorial criado pelo artista vietnamita NGUYEN HUY ANH.
A seguir à inauguração do monumento, às 16.00 horas, decorrerá na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço uma Conferência sobre o Padre Francisco de Pina.
Ainda no âmbito do programa das comemorações do Dia da Cidade, às 15.00 horas, será descerrada a Placa de Toponímia “Rotunda Altitude”, numa homenagem aos 50 anos da rádio local mais antiga do país. A iniciativa decorre na rotunda de acesso ao Hospital.

Notícias Relacionadas