As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Entrevista: Bruno Filipe Rodrigues Pina Monteiro – Coordenador do Grupo Dinamizador do Núcleo de Enfermeiros Especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica

“Para melhorar a saúde infantil e reduzir as desigualdades parentais nosso território devemos apostar, ainda mais, na literacia em saúde infantil”

Bruno Filipe Rodrigues Pina Monteiro, Coordenador do Grupo Dinamizador do Núcleo de Enfermeiros Especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica, é natural de Vila Fernando – Guarda.

Estudou naEscola de Saúde Jean Piaget de Viseu – Licenciatura – 2004; Escola Superior de Saúde da Guarda – Mestrado em Saúde Infantil e Pediatria – 2017; Escola Superior de Saúde de Viseu –Curso Pós-Graduação Gestão e Administração de Serviços de Saúde – 2022

Nos tempos livres gosta deler e viajar.

A GUARDA: O que é o Grupo Dinamizador do Núcleo de Enfermeiros Especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica?

Bruno Pina: O Núcleo pretende ser um espaço de partilha e troca de conhecimentos entre pares, contribuindo desta forma, para aprofundar os conhecimentos e competências que permitem prestar cuidados adequados dando resposta às necessidades específicas dos utentes pediátricos e respetiva família nos mais diferentes contextos de saúde.

O Grupo dinamizador do Núcleo de Enfermeiros Especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica (NEESIP) da ULS da Guarda (ULSG) tem ainda, como missão participar na formação de novos profissionais de saúde e atualizar os conhecimentos daqueles que se encontram em funções nas várias instituições e serviços da ULSG e em simultâneo desenvolver direta ou indiretamente projetos de investigação científica.

A GUARDA: Quais os objectivos do Núcleo de Enfermeiros Especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica?

Bruno Pina: São doze os objetivos que suportam a essência do Núcleo de Enfermeiros Especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica da ULS da Guarda. Designadamente: Representar todos os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem Infantil e Pediátrica (EEESIP) da ULSG; Sensibilizar os profissionais de saúde da ULSG para os cuidados de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica(ESIP); Promover a complementaridade e articulação entre os vários profissionais de saúde que intervêm na área da Saúde Infantil e Pediátrica; Promover a qualidade dos cuidados especializados em ESIP à criança/jovem e família, baseado na evidência científica, promovendo a intervenção do enfermeiro especialista na prestação de cuidados diferenciados nas suas diferentes vertentes; Articular com o Colégio de Especialidade de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Ordem dos Enfermeiros, com Associações e com outras entidades da área; Constituir-se como elemento de suporte/consultoria, da organização no âmbito da política de cuidados de Saúde Infantil Pediátrica da ULSG; Desenvolver e promover a formação contínua através intercambio técnico-científico; Fomentar a disseminação do conhecimento nas áreas específicas de ESIP; Colaborar na realização de artigos científicos e promover a sua publicação; Assessorar na gestão da formação na área da ESIP; Colaborar em projetos desenvolvidos pela ULSG, na área da ESIP; Desenvolver um plano de atividades.

Ler também:  Guarda - PSP comemora aniversário

A GUARDA:  Quem é que pode integrar este Núcleo e quem faz parte do Grupo Dinamizador?

Bruno Pina: O Núcleo de Enfermeiros Especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica da ULS da Guarda é constituído por todos os Enfermeiros com título profissional de Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, atribuído pela Ordem dos Enfermeiros, em exercício profissional na ULSG, independentemente da sua categoria.

A GUARDA: Como funciona o Grupo Dinamizador?

Bruno Pina: O Grupo Dinamizador do NESIP-ULSG é constituído por um Coordenador, um Secretário, cinco vogais e dois elementos suplentes exercendo um mandato de três anos civis.  Esse mandato inicia-se previamente, com um processo eleitoral. Este realiza-se por sufrágio direto, secreto e universal em Reunião Geral, pelo sistema de maioria simples nas listas apresentadas a sufrágio entre os ESIP. É da competência do Grupo Dinamizador a elaboração de um plano de atividades anual, que deverá ser divulgado e aprovado em reunião geral, no último trimestre do ano anterior à sua implementação. Reúne, ainda, trimestralmente, iniciando os trabalhos em janeiro, no sentido de se definirem as estratégias de implementação do plano de atividades.

A GUARDA: Quais as actividades programadas pelo Grupo Dinamizador para os próximos três anos?

Bruno Pina: São diversas e ambiciosas. Com o plano de actividades proposto a todos os profissionais de SIP, pretendemos demonstrar os eixos prioritários escolhidos pela direção do Grupo Dinamizador do NEESIP- ULSG, assim como os indicadores de sucesso e os processos que levarão à consecução dos objetivos. O presente Plano de Atividades terá três eixos prioritários de acção: Qualidade, Investigação e Literacia em Saúde Infantil

Dentro do eixo estratégico – Qualidade, são escolhidos dois pilares operacionais: Fomentar a prestação de Cuidados de Enfermagem Especializados em Saúde Infantil e Pediátrica baseados na melhor evidência científica; Promover Boas Práticas em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.

Para atingir essas metas pretendemos realizar eventos formativos sobre projetos de melhoria de qualidade, dando primazia à Acreditação da Idoneidade Formativa em contextos da Prática Clínica promovida pela Ordem dos Enfermeiros (OE) e transformar guias de boas práticas da OE em documentos/procedimentos internos em cada Unidade Funcional de SIP da ULSG.

Ler também:  Guarda - Câmara lança concurso ‘Guarda Florida’

Já no eixo estratégico – Investigação pretendemos incentivar a produção e divulgação científica e promover sessões de partilha de conhecimentos entre os Enfermeiros de Saúde Infantil e Pediatria através da realização de evento científico sobre a temática da Saúde Infantil e da dinamização de reuniões e encontros com organizações relevantes da área da Saúde Infantil.

 Por fim com o terceiro eixo estratégico – Literacia em Saúde Infantilpretendemos: Promover o capital técnico e social do EESIP na organização e comunidade.

Os dois primeiros eixos concorrem para o sucesso da Literacia em Saúde.

A participação dos EESIP em eventos da comunidade, na imprensa e a interseção entre a Saúde infantil e áreas da saúde adjacentes são atividades que propomos para operacionalizar o terceiro eixo. As atividades que pretendemos desenvolver serão determinantes para impulsionar boas práticas e de qualidade em Enfermagem de Saúde Infantil, fundamentais para os ganhos em saúde das crianças, jovens e famílias na área de abrangência da ULSG, criando de valor para a instituição (acesso a cuidados de enfermagem especializados e de qualidade, satisfação com os cuidados de saúde prestados e maior produção e divulgação de atividade científica) e toda a comunidade.

A GUARDA: Como vê a questão da Saúde Infantil e Pediátrica na Unidade Local de Saúde da Guarda?

Bruno Pina: Portugal é dos países, a nível mundial, que apresenta melhores resultados em saúde reprodutiva, materna, infantil e juvenil. O Distrito da Guarda não é excepção. No entanto, existe ainda potencial de melhoria e o nosso desafio, enquanto grupo dinamizador é fazer melhor, sempre melhor, ser um elo de compromisso com a melhoria da Qualidade na área da saúde infantil e pediátrica.  O investimento, agora, realizado na ULSG no Departamento da Saúde da Criança e da Mulher irão certamente contribuir para estes ganhos em Saúde e prova o dinamismo existente na ULSG nesta matéria. Creio, no entanto, que para melhorar a saúde infantil e reduzir as desigualdades parentais nosso território devemos apostar, ainda mais, na literacia em saúde infantil. Os profissionais de saúde são um actor importante na promoção da saúde, prevenção da doença e por último no cuidado da doença aguda ou crónica. Devemos ser também o garante da promoção de competências parentais através da diversificação dos contextos em que essas competências são disponibilizadas na e para a comunidade.

Notícias Relacionadas