Visita ocorreu na passada quinta-feira, dia 7 de Maio
O Embaixador da Índia em Portugal, Jitendra Nath Misra, visitou, no dia 7 de Maio, a Guarda, tendo sido recebido pelo presidente da autarquia, Álvaro Amaro, no edifício dos Paços do Concelho. Após a recepção, que incluiu uma troca de lembranças entre Álvaro Amaro e Jitendra Nath Misra, e a assinatura do Livro de Honra da Câmara Municipal, seguiu-se um encontro de trabalho.
O Embaixador disse na cerimónia de recepção que era a segunda vez que visitava a cidade, tendo já estado na Guarda por ocasião das comemorações do dia 10 de Junho de 2014. Jitendra Nath Misra destacou depois a importância do seu país estreitar laços de cooperação com Portugal e disse que existe entre os dois países uma cooperação económica “importante”. Referiu ainda que pretende “promover laços nos negócios, na cultura e na educação” e também “dar a conhecer mais a Índia em Portugal e na Guarda”. Com a visita quis conhecer as oportunidades existentes na Guarda “para desenvolver os laços de negócios” e saber “que outros negócios na região” podem ser importantes para os investidores indianos. O Embaixador também propôs a realização, na Guarda, de um evento cultural com a participação de cantores e dançarinos da Índia e convidou o autarca Álvaro Amaro a participar num seminário de âmbito nacional, sobre a Índia e Portugal, a realizar no final deste ano.
Já o presidente da Câmara Municipal da Guarda ofereceu o Guia do Investidor ao Embaixador da Índia, com o objectivo de atrair potenciais investidores daquele país para o concelho. “Eu tenho um particular gosto em hoje poder também apresentar ao senhor Embaixador da Índia aquilo que são as nossas potencialidades, pedir-lhe que leia com atenção o nosso Guia do Investidor, mas também o nosso roteiro turístico, dar-lhe conta das nossas riquezas culturais, patrimoniais, mas também poder dizer-lhe que nós queremos ser uma porta aberta para a Europa”, declarou. Álvaro Amaro indicou que com a recepção a Jitendra Nath Misra pretendeu “descortinar as hipóteses de cooperação, seja no domínio cultural, seja também no domínio do desenvolvimento através da criação de oportunidades de negócio”.
O presidente da Câmara da Guarda referiu que “já não há fronteiras” e ter na cidade o mais alto representante da Índia em Portugal é “mais uma oportunidade”, dado que aquele país “tem um nível de desenvolvimento que é conhecido em todo o mundo”. Dirigindo-se a Jitendra Nath Misra referiu que a sua presença na cidade mais alta do país significava que a Guarda quer “cooperação nos mais variados sectores”. “Nós estamos estrategicamente localizados como uma das portas para a Europa, e nós temos que fazer valer a equidistância entre Lisboa e Madrid”, disse, observando que “são estas mais-valias que a Guarda tem que fazer render”. Álvaro Amaro salientou ainda que a vinda do Embaixador ocorreu após a realização do 10 de Junho na Guarda, que divulgou a cidade e a região no país e no estrangeiro, “e aqui temos os resultados que um ano depois se começam a sentir”.