A Diocese da Guarda tem dez candidatos ao Diaconado Permanente que foram identificados, ao longo do último ano, através da frequência da Escola Teológica de Leigos. O número foi avançado no último Conselho Presbiteral que decorreu no Seminário da Guarda, no final de Junho.
De acordo com o comunicado do Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral “a Escola Teológica de Leigos e Ministérios, através do seu Presidente, deu a conhecer o percurso feito ao logo deste ano pastoral, em seus três centros, a saber, Guarda, Fundão e Seia. Com cerca de meia centena de participantes regulares, também foi um primeiro ensaio para descobrir candidatos ao Diaconado Permanente”. E acrescenta: “Já temos uma dezena de candidatos, aos quais se vai apresentar programa específico de formação, de acordo com as orientações do Diretório sobre a Vida e Ministério do Diácono Permanente”.
O coordenador da Comissão Promotora e Coordenadora do Diaconado Permanente, padre Paulo Figueiró, disse que “este ano de formação da Escola Teológica de Leigos e Ministérios também teve como objectivo encontrar mais um grupo de candidatos para o Diaconado permanente e foi conseguido”. Adiantou que se trata de “um grupo significativo de candidatos com muita capacidade e muita dedicação”.
O padre Paulo Figueiró explicou ainda que “os que estão em preparação para o Diaconado Permanente devem ter uma formação diferente dos outros que também frequentam a Escola Teológica de Leigos e Ministérios”. Se tudo decorrer dentro do previsto, a partir de Setembro, os candidatos ao Diaconado Permanente vão começar o tempo de formação teológica que terá a duração de três anos. As aulas terão lugar no Seminário Maior da Guarda, ao sábado, de quinze em quinze dias, estando em preparação o quadro de professores.
Recorde-se que a Diocese da Guarda conta actualmente com cerca de duas dezenas de diáconos que desempenham a sua missão um pouco por toda a Diocese.