As aulas no Seminário Maior Interdiocesano, que funciona em Braga e junta os alunos das Dioceses da Guarda, Bragança/Miranda, Lamego e Viseu, tiveram início esta segunda-feira, 16 de Setembro.
Este ano, a Diocese da Guarda conta com cinco jovens seminaristas, um dos quais a frequentar o ano Propedêutico e outro o último ano de Teologia.
Pela primeira vez no Seminário, o Rodrigo é natural de Aldeia de Joanes, concelho do Fundão. O Tiago, da paróquia de São Miguel – Guarda e o Gonçalo, de Paços da Serra, concelho de Gouveia, vão frequentar o primeiro ano de Teologia do Seminário. Francisco Coimbra, natural da Covilhã, está no 5º ano de Teologia e Ricardo Bernardes, natural de Minas Gerais (Brasil), no 6º ano de Teologia.
Ao longo dos últimos anos, o projecto formativo que reúne as dioceses da Guarda, Bragança, Lamego e Viseu transferiu-se para Braga onde funciona o Seminário Interdiocesano de São José, fundado pelas referidas dioceses.
Este ano lectivo o Seminário Interdiocesano de São José junta 19 jovens destas quatro dioceses que são acompanhados por 4 formadores, sendo Reitor o Padre António Jorge da Diocese de Viseu.
O ano lectivo no Seminário Interdiocesano de São José começou com um retiro, que decorreu de 10 15 de Setembro.
A equipa do Seminário da Diocese da Guarda é constituída pelos padres: Paulo Figueiró (Reitor), António Carlos Martins (Ecónomo) e Serafim Reis (Director Espiritual). O padre Paulo Figueiró também é o Director do Pré-Seminário.