As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Dia Mundial dos Avós e Idosos

Papa enviou mensagem aos avós e netos de Portugal

O Papa enviou uma mensagem aos avós e netos de Portugal, por ocasião do IV Dia Mundial dos Avós e Idosos, que a Igreja Católica vai celebrar este Domingo, 28 de Julho.

“O Dia dos Avós é um dia de encontro. É um dia para eles, mas um dia de encontro, porque os avós não gostam de estar sozinhos, gostam de estar com os seus netos”, refere O Papa Francisco, num vídeo registado no Vaticano, durante a visita ‘Ad Limina’ dos bispos portugueses.

“Penso em tantos avós em Portugal. Penso nos jovens, parece que são duas partes separadas da vida: não, um jovem tem de se aproximar dos avós para os cumprimentar, para os amar e para receber sabedoria. E um avô tem de se aproximar do jovem, para não perder a sua juventude”, acrescenta.

O Papa deixa “saudações a todos, avós e netos”. “Que Deus vos abençoe e a Virgem cuide de vós. E, por favor, rezem por mim”, conclui.

Ler também:  Guarda - Congresso Médico da Beira Interior no Teatro  Municipal da Guarda

A celebração deste ano tem como tema ‘Na velhice não me abandones’, passagem do Livro dos Salmos.

A mensagem do Papa alerta para a “solidão e o descarte” em que vivem muitos idosos.

“Não deixemos de mostrar a nossa ternura aos avós e aos idosos das nossas famílias, visitemos aqueles que estão desanimados e já não esperam que seja possível um futuro diferente”, apela.

O cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé) sublinha que “devido à crise da pertença comum e ao surgimento de uma mentalidade cada vez mais individualista, a solidão dos idosos muitas vezes não é sequer percebida como um problema”.

Além da mensagem Papal, foi também lançado um kit pastoral para as conferências episcopais.

“O kit é uma ferramenta à disposição de todas as comunidades eclesiais para ajudar a viver um Dia sem solidão. Como de costume, propomos celebrar uma Missa com os idosos da comunidade e visitar aqueles que vivem mais sozinhos”, observa Gleison De Paula Souza, secretário do Dicastério.

Ler também:  Guarda  - Rita Figueiredo preside ao Conselho de Administração da ULS Garda

Notícias Relacionadas