“Dia de Aulas ao Ar Livre” no Outeiro de São Miguel

Única Escola do distrito que participa na campanha mundial

A Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca – Outeiro de São Miguel é a única escola do Distrito da Guarda que hoje, 23 de Maio, participa na campanha mundial “Dia de Aulas ao Ar Livre”.
A iniciativa pretende celebrar e inspirar a aprendizagem e as brincadeiras ao ar livre. Neste dia, a Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca junta-se a milhares de escolas de todo o mundo que leccionam aulas ao ar livre e dão prioridade ao recreio.
Ângelo Martins da Comissão Directiva da Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca, disse ao Jornal A GUARDA que “o Dia de Aulas ao Ar livre é uma iniciativa global que tem como objectivo levar os alunos ao exterior em contexto pedagógico”. E acrescentou: “ Não se pretende que este dia seja um mero dia de actividades fora da sala de aula, mas que as aulas sejam fora da sala de aula, ao ar livre”. Considera que “pedagogicamente é um desafio interessante para os professores e para os alunos, que dentro do decorrer normal dos programas escolares, os conteúdos deste dia serão feitos num ambiente exterior”.
Na Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca, no Outeiro de S. Miguel, pela primeira vez foi feita a inscrição para a participação neste dia global, envolvendo todas as actividades lectivas desde o Pré-Escolar ao Secundário, num total de 360 alunos.
Estão previstas “actividades como a leccionação da aula de Inglês criando-se um ‘Nature Trail’ e fazendo um ‘Nature Trail Guide’; a utilização da analise de textos poéticos e exercitar textos criativos ao ar livre; a construção de objectos através de elementos recolhidos na natureza; a observação de elementos naturais e a realização de esboços, exercícios desportivos em atletismo; estimar alturas usando as sombras e semelhança de triângulos, fotografando figuras geométricas (matemática); Leitura expressiva e lúdica de poemas; programação robótica; histórias sem som, entre muitas outras”, adiantou Ângelo Martins.
“A aprendizagem ao ar livre melhora a saúde das crianças, motiva-as a aprenderem e fomenta uma maior ligação com a natureza. Brincar não só ensina competências fundamentais de vida como a resiliência, o trabalho em equipa e a criatividade, como também é essencial para a criança aproveitar a sua infância”, explicam os responsáveis pela campanha.
Este movimento “pretende levar as crianças para fora da sala de aula, para aprenderem e brincarem ao ar livre diariamente”.
Com base no sucesso da campanha de 2018, os promotores da iniciativa querem o maior número possível de crianças a brincar e a aprender ao ar livre, esta quinta-feira, dia 23 de Maio.
Para algumas escolas, esta será uma oportunidade para tentar ensinar fora da sala de aula pela primeira vez. Para os professores que levam regularmente os alunos para o exterior, o dia constituirá uma celebração do trabalho que já vem sendo feito e é uma oportunidade para inspirar outras escolas a participarem. Para todos, o Dia de Aulas ao Ar Livre serve como catalisador para proporcionar mais tempo ao ar livre todos os dias.

Notícias Relacionadas