Cultura e Fé marcam Quaresma e Semana Santa na Guarda

Até ao dia 8 de Abril

O Município da Guarda está a promover, até 8 de Abril, com a parceria de várias entidades, o Ciclo Semana Santa – Cultura e Fé com actividades na cidade, mas também por várias localidades do concelho (Faia, Pousade, Marmeleiro, Famalicão da Serra, Maçainhas, Quinta de Gonçalo Martins, Carvalhal Meão, Vila Fernando e Castanheira). Mais do que um evento religioso, a Semana Santa – Cultura e Fé assume uma forte componente cultural e social, apresentando uma programação constituída por música, exposições e teatro religioso num momento de exaltação do património material e imaterial que caracteriza as celebrações da Quaresma, da Semana Santa e da Páscoa.
O programa teve início a 17 de Março, na Sequeira, com o primeiro de sete concertos de César Prata e Sara Vidal juntamente com as colectividades do concelho. Seguiram-se as localidades de Faia (18) e Marmeleiro (19). O concerto ‘Cantos da Quaresma’, que decorre até 31 de Março, reúne músicas tradicionais portuguesas alusivas deste período antes da Páscoa. Os concertos acontecem ainda em Famalicão (24), Maçainhas (25), Quinta de Gonçalo Martins (26) e Castanheira (31).
Outra das actividades aconteceu no dia 19 de Março, em Vale de Estrela, com a Via Sacra numa zona de grande beleza natural, nas imediações do cruzeiro.
O programa continua no dia 25 de Março, no Carvalhal do Meão, com o Enterro do Senhor, pelas 21.00 horas.
No domingo, 26 de Março, às 15.00 horas, tem lugar a Procissão do Senhor dos Passos com sermões do Pretório, Encontro, Calvário e Saudade, nas ruas do Carvalhal Meão. Na Guarda, pelas 16.00 horas, tem lugar a Procissão dos Passos a partir da Igreja da Misericórdia.
No dia 31 Março, às 18.00 horas, tem lugar a inauguração da Exposição ‘A Palavra e a imagem’, no Espaço ExpoEcclesia. A exposição, que estará patente até 30 de Novembro, desafia o visitante a caminhar da Quaresma, ‘tempo favorável’ de conversão, até à Pascoa da ‘eterna salvação’.
No dia 1 de Abril, sábado, a Associação de Jogos Tradicionais vai fazer o Percurso Alminhas entre Vila Fernando e o Marmeleiro, com início às 9.00 horas. Durante a tarde, às 15.00 horas, inicia-se o Workshop de Folares de Marmelada, no forno comunitário do Marmeleiro.
Ainda no primeiro dia de Abril, às 21.00 horas, em Vila Fernando tem lugar o canto da Encomendação das Almas. Participam os Grupos de Encomendação das Almas da Sequeira, Faia, Quinta de Gonçalo Martins, Maçainhas, Famalicão da Serra, Grupo de Cantares ‘A Mensagem’, Marmeleiro e Castanheira.
No Domingo de Ramos, 2 de Abril, às 16.00 horas, na freguesia da Castanheira decorrerá a Missa e Via Sacra com o Senhor dos Passos. De realçar ainda a ‘La Pasion’, com encenação na Praça Luís de Camões, às 21.00 horas. A encenação da Paixão de Cristo estará a cargo do Grupo ‘El Manantial’ de Ciudad Rodrigo.
No dia 3 de Abril, às 21.00 horas, Famalicão da Serra vive a Via Sacra pelas ruas da aldeia.
No 5 de Abril, a Sé da Guarda recebe o concerto de Nektaria Karantzi, pianista virtuoso, compositor e maestro, e Vassilis Tsapropoulos, vocalista com carreira na música sacra e bizantina, pelas 21.30 horas. Durante a atuação os músicos apresentarão hinos e canções ortodoxas e balcânicas para a ‘Theotokos’ (Mãe de Deus), resultando um diálogo transfixante em palco entre a cultura musical ocidental e a tradição oriental.
O programa de celebração termina dia 8 de Abril, em Pousade, com o Teatro Religioso ‘A Cruz Jaz no Meu Regaço’.

Notícias Relacionadas