As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Colocados 166 alunos na 2.ª fase das candidaturas ao Ensino Superior

Instituto Politécnico da Guarda

Na 2.ª fase das candidaturas ao Ensino Superior foram colocados 166 alunos nas escolas do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), de acordo com informação disponibilizada pela DGES – Direcção-Geral do Ensino Superior. Como na 1.ª fase das candidaturas tinham sido colocados 329 alunos, este ano, o IPG obteve um total de 495 novos alunos, de acordo com a mesma fonte.
A DGES divulgou no dia 24 de Setembro os resultados da 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Para o ano lectivo de 2015/2016 o IPG abriu 676 vagas. Foram colocados 329 alunos na 1.ª fase. Na 2.ª fase foram abertas 383 vagas, tendo sobrado 232 para a 3.ª fase que vai decorrer de 1 a 5 de Outubro.
Dos vários cursos disponibilizados pelo IPG os cursos de Enfermagem (ministrado pela Escola Superior de Saúde) e de Gestão (pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão) ficaram com as vagas totalmente preenchidas logo na 1.ª fase. Na 2.ª fase foram preenchidas todas as vagas do curso de Desporto, ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto. Nos cursos de Engenharia Civil e de Engenharia Topográfica, ambos leccionados na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, não houve qualquer aluno colocado no ano lectivo de 2015/2016.
Para a 3.ª fase das candidaturas o IPG tem as seguintes vagas: Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto – Animação Sociocultural (20 vagas), Comunicação e Relações Públicas (3), Comunicação Multimédia (20) e Educação Básica (24); Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Contabilidade (5 vagas), Design de Equipamento (30), Energia e Ambiente (23), Engenharia Civil (25), Engenharia Topográfica (20), Engenharia Informática (13), Gestão de Recursos Humanos (13) e Marketing (5); Escola Superior de Turismo e Hotelaria – Gestão Hoteleira (7 vagas), Restauração e Catering (16) e Turismo e Lazer (8).
Numa nota de boas-vindas aos novos alunos colocados no IPG, o seu presidente, Constantino Rei, refere que a instituição aposta “num ensino com uma forte componente prática, sustentada por uma sólida formação teórica e, não menos importante, uma permanente preocupação em adaptar os cursos e os conteúdos leccionados às necessidades do mercado de trabalho e às novas realidades sociais e profissionais”. E acrescenta: “O prestígio do nosso ensino e a qualidade das nossas Escolas Superiores, o nosso apoio (bolsas, residências, cantinas e apoio médico e outros), os equipamentos de desporto e actividades física, as bibliotecas, as plataformas electrónicas, os gabinetes de estágio, mobilidade e cooperação, informação, comunicação, cultura e desporto, permitem desenvolver a tua completa formação. O ambiente juvenil e estudantil e a nossa Associação Académica, contribuem para a excelente vida académica que o IPG e a cidade têm, permitindo-te enriquecer social e culturalmente durante o período da tua formação”.

Ler também:  Pinhel - ‘Beira Interior – Vinhos & Sabores’ conta com a participação de meia centena de produtores da região

Notícias Relacionadas