CIM das Beiras e Serra da Estrela divulgou território na Bolsa de Turismo de Lisboa

Stand junto 15 municípios

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM BSE) esteve presente na BTL’24 – Bolsa de Turismo de Lisboa, onde lançou uma campanha que convida todos os visitantes a mergulharem nas tradições mais genuínas do seu território. A BTL’24 decorreu entre os dias 28 de Fevereiro e 3 de Março de 2024, na FIL, em Lisboa.
A campanha ‘Viaja Pela Tua Serra da Estrela’ pretende reforçar o potencial da atractividade das Beiras e Serra da Estrela, e visa promover a região como um destino turístico único e inesquecível, 365 dias por ano.
O seu território em estado puro oferece aos seus visitantes uma experiência autêntica e singular. “A riqueza que cada um dos 15 municípios detém, desde os seus recursos naturais, produtos endógenos de qualidade, a sua dimensão cultural, a gastronomia, as actividades e as suas gentes, concede à CIM das Beiras e Serra da Estrela uma especial atenção por parte de quem nos visita” disse o 1º secretário executivo da CIM BSE, António Miraldes.
A CIM das Beiras e Serra da Estrela é, também, uma região de rica cultura e tradição. As suas gentes acolhedoras, os seus sabores autênticos, as suas tradições ancestrais, como a transumância, que deslocam, anualmente, milhares de pastores da região com o seu gado até à montanha, e o seu património cultural, histórico e patrimonial, que mereceu a distinção de Manteigas e Sortelha (Município do Sabugal) como um dos melhores destinos rurais em 2023, abrem portas a uma viagem inesquecível.
“Lançamos o repto para virem explorar o que de melhor a natureza em estado puro das Beiras e Serra da Estrela tem para oferecer. O nosso extenso território é um excelente destino para os amantes da Natureza/Biodiversidade, que garante uma experiência memorável a qualquer um”, reforça António Miraldes.
Das tradições ancestrais do burel à arte urbana que ilumina as ruas, da neve que cobre as montanhas às praias fluviais que refrescam o verão, dos museus que guardam a memória do passado ao património a céu aberto em Castelos, Aldeias Históricas de Montanha e de Xisto, a Comunidade Intermunicipal convida, assim, a uma viagem pelas Beiras e Serra da Estrela, em qualquer época do ano.
A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela apresentou-se na BTL’24 num único stand, unificando os 15 municípios que a integram, concebido com traços inovadores, que alia a tecnologia às madeiras portuguesas, com materiais recicláveis, cortiça e plantas naturais, onde a interactividade e a proximidade estiveram na primeira linha de quem por lá passou. Com uma área de 324m2, o espaço contemplou um balcão para cada município e deu palco aos projectos mais inovadores das Beiras e Serra da Estrela. Os visitantes tiveram oportunidade de viajar, por meio de realidade virtual, até às Beiras e Serra da Estrela, através de imagens 360º.
A gastronomia também esteve presente com o famoso Queijo da Serra da Estrela, os tradicionais enchidos de borregos, o mel, as cerejas e a tão cobiçada ginjinha, entre outros.
A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela integra os municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso.

Notícias Relacionadas