A cultura, o turismo e o desenvolvimento económico local dão o mote para a organização de um ciclo de Festivais
no mundo rural do concelho da Guarda a realizar de Maio a Setembro. A Câmara Municipal pretende “alcançar uma abordagem integrada de envolvimento das comunidades na promoção do concelho, potenciando os produtos singulares e a sua autenticidade”. Divulgar o património cultural material e imaterial das comunidades envolvidas; alertar para a necessidade de preservação deste mesmo património, ajudando a perpetuar o saber pelas gerações mais novas; valorizar produtos e tradições singulares e a sua autenticidade; melhorar a qualidade de vida dos habitantes destes núcleos rurais do concelho; aumentar o potencial de dinamização da base económica e produtiva local; atrair visitantes da região e do país e dinamizar a região, são objectivos dos eventos. A vaca autóctone jarmelista, a transumância, o cobertor de papa e o pão da Guarda são os recursos que este ano vão ser alvo de uma aposta reforçada.
O ciclo de Festivais de Cultura Popular integra a realização do Festival Da Transumância ao Cobertor de Papa, que terá a lã e as tradições seculares à volta dela como fio condutor. O Festival desdobra-se em três momentos e em três localidades diferentes. Nos dias 23 e 24 de Maio realiza-se o evento Tosquia & Gastronomia, nos Meios; nos dias 18 e 19 de Julho, será realizada a Festa da Transumância, em Fernão Joanes; nos dias 12 e 13 de Setembro, terá lugar a Festa do Cobertor de Papa, em Maçainhas.
Segue-se a Feira Concurso do Jarmelo, dia 7 de Junho. Para além da habitual feira/concurso, o certame terá como novidades as visitas guiadas e as visitas encenadas ao Castro do Jarmelo. Outra novidade prende-se com o Mercado da Terra que nesta edição terá a venda exclusiva de produtos locais pelas associações e produtores da região. Nos dias 4 e 5 de Julho Arrifana recebe o Festival Viagem às Raízes. Será, “uma viagem às tradições ligadas à terra e ao seu cultivo”. O festival contará com feira, música tradicional e animação teatral. Segue-se, nos dias 31 de Julho, 1 e 2 de Agosto, em Videmonte e Trinta, o Festival Pão Nosso, “onde o pão é o rei da festa”. Do certame destacam-se a recriação do ciclo do pão que vai da ceifa à sua cozedura em forno a lenha. Haverá também um encontro com profissionais do sector para debater várias questões legais sobre o pão. Será também neste festival que a autarquia desafiará as padarias do concelho a fabricar o “Pão Nosso”, da Guarda. O melhor pão será depois lançado em Setembro na Feira Farta.