No âmbito do Centenário do Desaparecimento de Sacadura Cabral, decorrer, no dia 15 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, a apresentação de dois livros, centrados na figura e nos feitos de e do seu valoroso contributo para o desenvolvimento da Aviação Portuguesa e Mundial.
Às 16.30 horas será apresentado o livro “Aviação Naval (1912-1924) – Das origens à perda de Sacadura Cabral”, com a presença do autor, Capitão-de-mar-e-guerra, Hugo Baptista Cabral.
Às 17.00 horas será apresentada a publicação municipal “Celorico da Beira, 1881 – A vila em que nasceu Artur de Sacadura Freire Cabral “.
Trata-se de uma publicação do município de Celorico da Beira, que objetiva “contextualizar o aparecimento de Sacadura Cabral na Vila que o viu nascer. Pese embora o pouco tempo que aqui viveu, Celorico procura contribuir para conhecer as raízes familiares e sociais de Sacadura Cabral, e reconstruir as paisagens que terão primeiramente povoado os olhos do futuro aviador. Como era Celorico da Beira em 1881, e que vila era esta na segunda metade do século XIX, ajuda a perceber melhor o ambiente cultural da época, que levou a que Sacadura optasse por uma carreira militar virada para o Mar.