“Casa para Sempre” vai ser dedicada à vida e à arte literária de Vergílio Ferreira

Município de Gouveia assinou contrato de requalificação da Villa Josephine

O contrato para execução da empreitada de reabilitação da Villa Josephine, em Melo, concelho de Gouveia, foi assinado no dia 7 de Outubro.
A empreitada de reabilitação tem um investimento de 500.793,44 euros com um prazo de execução estimado de 240 dias.
A par do lançamento da obra de requalificação da casa de Vergílio Ferreira, o Município de Gouveia realiza nos dias 28, 29 e 30 de Outubro a 1º edição do Festival Literário “Em nome da Terra” que decorre em Melo, um evento de celebração da palavra e da literatura.
Inspirada na Casa Amarela do romance Para Sempre e Cartas a Sandra, a “Casa Para Sempre – Vergílio Ferreira” será um espaço dinâmico, dedicado à vida e à arte literária do autor do livro ‘Manhã Submersa’.
A autarquia de Gouveia explica que “apesar de incluir necessariamente uma componente museológica, o principal foco da Casa para Sempre – Vergílio Ferreira incidirá na criação de experiências que tornem a sua escrita e pensamento relevantes para o visitante, tentando comprometê-lo com aquele lugar de forma emocional”.
A residência artística, que ocupará integralmente o 2º andar, permitirá aos criadores de diferentes artes, convidados ou seleccionados por concurso, usufruírem das condições para, durante um determinado período de tempo, planearem e desenvolverem diferentes projectos artísticos, bem como participarem em iniciativas que os aproximem das comunidades locais.
A criação da “Casa para Sempre- Vergílio Ferreira” integra a valorização e a qualificação de um património cultural, intangível e tangível, do Concelho de Gouveia. O espaço não só terá por missão promover e divulgar a obra literária de um grande escritor de língua portuguesa, Vergílio Ferreira, mas também a sua aldeia (com as suas tradições e costumes enraizados nesta região da Beira Alta), em conjunto com a montanha que daí se avista, enquanto centro da escrita ficcional vergiliana.
O Município de Gouveia pretende, através deste projecto, valorizar e potenciar o turismo literário e cultural, na certeza de implementar uma relevante política cultural responsável e mobilizadora.

Notícias Relacionadas