As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Casa Moinhos de Aveia quer “contribuir para o desenvolvimento da região”

Moinhos de Aveia – Pinhel

Turismo rural, visitas pedagógicas, produção e comercialização de produtos tradicionais são algumas das propostas da Casa Moinhos de Aveia, que se localiza em Moinhos de Aveia, uma pequena aldeia do concelho de Pinhel. A casa dispõe de uma cozinha tradicional com lareira, uma sala grande, 1 quarto duplo, 1 quarto de casal, 2 wc e um sótão com 2 camas individuais.
O projecto está em funcionamento desde 2008 e apareceu no seguimento da recuperação de um moinho de água de rodizio horizontal.
A Casa Moinhos de Aveia nasceu da vontade de José Diogo Saraiva, que reside e trabalha em Coimbra, mas conhece o lugar desde os tempos de menino. “O meu avô era moleiro e tenho memória daquilo a funcionar e como sou sensível ao património histórico decidi avançar com este projecto”, explicou ao Jornal A GUARDA. E acrescentou: “fazia-me pena ver tudo abandonado e por isso recuperei um moinho e, mais tarde, a casa do moleiro”.
Apesar de residir em Coimbra, tem uma pessoa responsável no local que recebe e trata dos hóspedes.
No Inverno e na Primavera a Casa Moinhos de Aveia promove algumas actividades ligadas à moagem, à gastronomia e ao turismo de natureza. A existência de um forno comunitário permite algumas “demonstrações relacionadas com o cozer do pão”.
Apesar de ser um projecto pequeno, José Diogo Saraiva quis rentabilizar o património familiar, juntamente com outro que adquiriu, com o intuito de “contribuir para o desenvolvimento da região”.
A Casa Moinhos de Aveia tem recebido hóspedes um pouco de todo o País e também estrangeiros, nomeadamente espanhóis, principalmente nos fins-de-semana.
A aldeia Moinhos de Aveia encontra-se em quase total abandono. Tal como o nome sugere, tem a sua origem nos numerosos moinhos de água que, ao longo do século XVIII e XIX, foram sendo construídos. Ao que tudo indica, durante a II Guerra Mundial funcionavam, dia e noite, simultaneamente uma dezena de moinhos.
Para preservar a memória, um desses “engenhos” foi reconstruido segundo o modelo original e está a funcionar. Com a força motriz da água da ribeira do Massueime, o grão dos cereais pode ser transformado em farinha com que se faz o pão.
As reservas para a Casa Moinhos de Aveia, com preços a partir de 60 euros /dia, são efectuadas com um depósito no valor de 50% do total do custo da permanência.

Ler também:  Sabugal - Dia do Concelho do Sabugal é assinalado este Domingo

Notícias Relacionadas