Conselho de Ministros aprovou nomeação no dia 29 de Janeiro
O Conselho de Ministros aprovou, na quinta-feira, dia 29 de Janeiro, a nomeação dos membros do Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, que passou a ser presidido por Carlos Rodrigues, e a continuidade de funções de três dos anteriores membros.
Para o cargo de presidente do CA da ULS da Guarda, foi designado Carlos Manuel da Silva Rodrigues, licenciado em Gestão e Administração Pública pela Universidade Técnica de Lisboa, que ocupou o lugar que anteriormente pertenceu a Vasco Lino. O Governo decidiu manter em funções do anterior CA Luís António Vicente Gil Barreiros, que passa a acumular as direcções clínicas para os Cuidados de Saúde Primários e Cuidados Hospitalares, Flora Maria de Moura Teixeira da Silva, Vogal Executiva, e João Bernardo Ribeiro Marques, Enfermeiro Director.
A Administração Regional de Saúde do Centro refere, em comunicado, que foi ouvida a Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública, que se pronunciou favoravelmente sobre estas nomeações.
Carlos Manuel da Silva Rodrigues, nasceu a 25 de Abril de 1951, em Caldas da Rainha, é licenciado em Gestão e Administração Pública, pela Universidade Técnica de Lisboa, possui um mestrado em Gestão de Recursos Humanos pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e é doutorado em Gestão pelo ISCTE – Business School. O novo presidente da ULS da Guarda desenvolveu actividade profissional no Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação, entre 1980 – 1995, tendo assumido várias funções, designadamente, Técnico Superior; Director de Serviços; Subdiretor-Geral; Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Agricultura. No período 1996 – 1997 desempenhou o cargo de Director de Organização e Recursos Humanos na Empresa Lactogal – Porto. Durante o ano de 1997-1998 foi assessor da presidência da Fundação para a Ciência e Tecnologia e, paralelamente, exerceu a docência da unidade curricular de Marketing Público, no ISCAL – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. Nos anos 1999-2003 exerceu as funções de Vice-Presidente do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia – Ministério da Cultura. Em acumulação foi docente do Ensino Superior, tendo leccionado várias unidades curriculares (gestão pública, gestão da qualidade, gestão de recursos humanos). Durante os anos de 2004 – 2006 exerceu sucessivamente as funções de Chefe de Gabinete do Ministro das Cidades, Ambiente e Desenvolvimento; Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação; Subdiretor-Geral, no Ministério da Educação. A partir de 2007, passou a dedicar-se em tempo integral como professor universitário e investigador nas áreas da gestão estratégica, governação empresarial e gestão de recursos humanos. Desde 2010 coordena a licenciatura em Gestão em Saúde, na Universidade Atlântica.