As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Candidatura do território da Malcata à Carta Europeia de Turismo Sustentável

Processo envolve as Câmaras Municipais do Sabugal, Penamacor e Almeida

As Câmaras Municipais do Sabugal, Penamacor e Almeida, conjuntamente com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, deram início ao processo de candidatura do território da Malcata à Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS).
A CETS é um galardão outorgado pela Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais – EUROPARC aos espaços protegidos ou classificados que se comprometem a desenvolver um turismo de qualidade, promotor da actividade económica, respeitoso e compatível com a conservação do meio ambiente e o bem-estar da população local.
A candidatura da Malcata integra o território constituído pelos Municípios de Almeida e Sabugal, no distrito da Guarda, e Penamacor, no distrito de Castelo Branco, o qual abrange três áreas protegidas e classificadas, a Reserva Natural da Serra da Malcata, o Sítio de Interesse Comunitário Malcata e a Zona de Protecção Especial Serra da Malcata, ambas da Rede Natura 2000.
Para que a Serra da Malcata seja galardoada com a CETS, as Câmaras Municipais, os seus parceiros institucionais e os agentes económicos e sociais ligados ao sector do turismo, serão convidados a trabalhar em conjunto para o desenvolvimento dos seus princípios de sustentabilidade. Para o efeito, será constituído um Fórum Permanente de Turismo Sustentável que congregue todas os parceiros locais interessados, de acordo com o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo.
As entidades envolvidas já realizaram a primeira reunião do Fórum Permanente Turismo Sustentável da Malcata, que decorreu no Pavilhão Multiusos da Associação de Solidariedade Social da aldeia da Malcata, no concelho do Sabugal.
De acordo com António Robalo, o próximo passo consta da realização de reuniões técnicas nas três Câmaras Municipais para identificar valores e potencialidades na área abrangida. No final do ano, os promotores do projecto tencionam entregar toda a documentação relacionada com a candidatura junto da Fundação EUROPARC, esperando que, “em Abril ou Maio de 2016 a Fundação visite o território”, admitiu o autarca. O galardão CETS deverá ser atribuído à Serra da Malcata “no final de 2016”, vaticina o presidente da autarquia.
De acordo com os promotores, cada candidatura é objecto de uma verificação que é realizada por um auditor externo nomeado pela Federação EUROPARC. Após uma visita de dois dias ao território, o verificador nomeado elabora um relatório para o Comité de Avaliação da CETS que decide e propõe ao Conselho Directivo da Federação a outorga do galardão. A CETS é renovável a cada cinco anos através da apresentação de uma reavaliação.

Ler também:  "No coração da esperança"

Notícias Relacionadas