Crossódromo das Lajes de Fernão Joanes
Nos dias 26, 27 e 28 de Junho, a Guarda recebe, no Crossódromo das Lajes, em Fernão Joanes, pelo segundo ano consecutivo, a etapa portuguesa do Campeonato Europeu de Motocross 65/85, uma competição que nesta modalidade é a grande rampa de lançamento para os melhores pilotos ingressarem no Mundial de Motocross. Na pista das Lajes, será também realizada a última prova do Campeonato Nacional de Motocross MX1, MX2, MX Júnior e MX Elite.
A Associação Cultural e Recreativa (ACR) de Fernão Joanes, que promove o evento desportivo, adiantou em conferência de imprensa, realizada na segunda-feira, dia 8 de Junho, nos claustros do Paço da Cultura, que o Campeonato contará com a participação de cerca de 140 pilotos de várias modalidades, oriundos de mais de 10 países (Espanha, França, Itália, Andorra, Suíça, Malta, San Marino, Alemanha, Mónaco, Liechtenstein e Portugal).
António Bico, presidente da direcção da ACR de Fernão Joanes adiantou que a prova deste ano tem como novidade a possibilidade de o público poder ter acesso ao parque de pilotos. “Criámos uma ponte pedonal que permite ao público em geral ter acesso ao parque de pilotos e ter o contacto directo com os pilotos”, referiu. Disse ainda que o orçamento total para a realização da prova é de cerca de 35 mil euros e que a Câmara Municipal da Guarda comparticipa com 7 mil euros e colabora no apoio logístico e promocional.
Dada a importância desta prova internacional, a Câmara Municipal da Guarda associou-se à sua realização e promoção, referindo o seu presidente, Álvaro Amaro, que o evento vai decorrer numa pista “que é reconhecida com belíssimas condições”. Referiu que a presença de pilotos de mais de 10 países “é razão bastante para considerarmos este evento internacional na Guarda e a partir da Guarda”. “Não é todos os dias que se tem uma prova Europeia na Guarda”, observou, assumindo que o evento desportivo contribui para dinamizar a economia e para aumentar a atracção da Guarda.
De acordo com o programa, que foi apresentado por Marco Santos, no domingo, dia 28 de Junho, será o ponto alto da iniciativa com os melhores pilotos nacionais e europeus a competirem ao mais alto nível na pista de Fernão Joanes. As provas vão decorrer entre as 8.30 e as 19.30 horas. A etapa Portuguesa do Campeonato Europeu de Motocross é a única competição internacional da modalidade em Portugal.
Recorde-se que em 2014 a Associação de Fernão Joanes foi convidada pela Federação de Motociclismo de Portugal a candidatar-se a receber a etapa Portuguesa do Campeonato Europeu de Motocross 65/85.