Investimento ronda meio milhão de euros
A Câmara Municipal da Guarda aprovou, por unanimidade, na reunião do executivo do passado dia 12 de Janeiro, a aprovação dos projectos, abertura dos procedimentos de concurso público e a autorização da despesa e da contratação das obras de remodelação da estrada que faz a ligação do Bairro da Senhora dos Remédios com o Barracão e de doze ruas na cidade. As artérias a intervencionar são as seguintes: Av. Comandante Salvador do Nascimento, Rua Adelino Amaro da Costa, Rua Vila de Celorico da Beira, Rua de S. Domingos, Rua Eugénio de Andrade, Rua entre o Cemitério da Sra. dos Remédios e o Parque Industrial (até ao túnel da VICEG), Rua Miguel Torga, Rua dos Restauradores, Rua Bartolomeu Dias, Rua de Angola, Rua João Baldi e Rua Pinto Peixoto. “Tomámos duas decisões que vão repor justiça e contribuir para a economia e para a requalificação da cidade”, disse o presidente da Câmara, Álvaro Amaro, aos jornalistas, no final da sessão. Segundo o autarca, as vias em questão “envergonham” a cidade “face ao estado da arte”. “No caso da estrada do Barracão dizem-me que era uma promessa de há 30 anos. Nunca esperei ser eleito presidente da Câmara da Guarda para resolver promessas de 30 anos”, declarou. E acrescentou: “O que nos motiva no risco é que estamos a falar de duas obras cujo volume global de despesa se cifrará à volta de meio milhão de euros, mas que nós, até ao final de Janeiro, queremos, se possível, estar já em obra, porque as candidaturas podem terminar em overbooking até essa altura e serão aceites aquelas que têm um grau de maturidade maior. Arriscámos, a diferença está em gastarmos 500 mil euros ou 75 mil, ou seja 15%”. Referiu que a obra da estrada do Barracão é uma questão de justiça, de requalificação e de melhoramento para a actividade económica da Guarda. “Esta foi a única que eu garanti que ia fazer. E, ao contrário do que se lê por lá, não foi na campanha, foi já depois de ser presidente da Câmara”, explicou.
O vereador do PS, José Igreja, o único que esteve na reunião, referiu que votou a favor da remodelação da denominada estrada do Barracão por considerar que a obra que vai ser executada, “embora parcial, é importante para o desenvolvimento da parte Nascente da cidade e da Freguesia das Panoias”.
O presidente da Câmara da Guarda prometeu fazer obras na estrada Senhora dos Remédios – Barracão na reunião do executivo realizada no dia 24 de Março de 2014, no Salão de Convívio da Póvoa de S. Domingos, na Freguesia de Panóias. Durante a primeira reunião descentralizada do actual executivo, Álvaro Amaro visitou alguns locais da Freguesia e ficou a par das aspirações da população.
O presidente da Junta, Jacinto Dias, referiu na altura que “a obra mais necessária é a ligação à Guarda, pela Senhora dos Remédios”. “A estrada já teve projectos e ante-projectos, mas nunca teve execução. Esta é mesmo (uma obra) importante. Temos um tecido empresarial nesta terra que não pode ser desprezado. Neste Inverno, os buracos foram tapados três vezes. Estamos a falar de 3 quilómetros, no máximo, e de uma ponte”, alertou. Na resposta, Álvaro Amaro garantiu “que até ao fim do mandato” a Câmara iria “compor a estrada”. “Aqui têm a minha palavra”, disse, dirigindo-se ao presidente da Junta e também aos habitantes que se encontravam na sala e que abordaram igualmente o assunto das acessibilidades à Freguesia.