As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Câmara apoia associações do concelho com 220 mil euros

Guarda

A Câmara da Guarda vai atribuir este ano 220 mil euros às associações desportivas, culturais e humanitárias do concelho, no âmbito do novo Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios a Associações Culturais e Desportivas. Os apoios concedidos às 18 associações desportivas e 43 culturais foram anunciados pela autarquia no decorrer de uma reunião realizada na segunda-feira, dia 23 de Fevereiro, na sala António de Almeida Santos, no edifício dos Paços do Concelho. “Acabámos de indicar a todos, com meridiana transparência, quanto é que cada um vai receber durante o ano de 2015, segundo a lei, o regulamento que fizemos, que esteve em debate público e cuja aplicação deu os resultados que eu agora acabei de referir”, disse Álvaro Amaro aos jornalistas no final do encontro.
Segundo o autarca, o Regulamento Municipal contempla, entre outros valores, a atribuição de 75.450 euros para actividades culturais e 77.500 euros para iniciativas desportivas. As três corporações de bombeiros do concelho recebem uma verba global da ordem dos 17.500 euros, sendo 12.692 euros para os Bombeiros Voluntários da Guarda, 2.830 euros para os Bombeiros Voluntários de Gonçalo e 1.976 euros para os Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra. Para alguns eventos suplementares, que estão de fora deste naipe de apoios, a autarquia prevê atribuir 16.000 euros para eventos de ordem desportiva e 17.000 euros para actividades de carácter cultural.
O autarca explicou ainda que até um determinado número de quilómetros todas as entidades vão ter transportes gratuitos, cedidos pela Câmara, pagando apenas as portagens e as horas extraordinárias aos motoristas, se for caso disso, estando o apoio calculado em 60 mil euros. As escolas públicas, para passeios, terão direito gratuitamente, fora do concelho, a um quilómetro por aluno. As Juntas têm 500 quilómetros gratuitos e as associações desportivas e culturais, por equipa ou grupo, têm 1.000 quilómetros gratuitos, se andarem em provas ou eventos nacionais, e em termos distritais 500 quilómetros.
O mesmo critério será aplicado às instituições particulares de solidariedade social. Depois de esgotados os quilómetros as instituições começam a pagar pela utilização dos veículos.
Álvaro Amaro reconheceu que com as novas normas de atribuição de apoios municipais todos os agentes associativos do concelho irão “conhecer as linhas com que vão trabalhar” ao longo do ano. “O elemento essencial é todos saberem que nós vamos cumprir a lei que fizemos, vamos pagar a tempo e a horas, para que cada um saiba no início do ano que programa de actividades pode desenvolver”, afirmou.
A Câmara da Guarda atribuirá os subsídios de 2015 às colectividades em três parcelas: em finais de Março (25% do valor total), em Junho (25%) e em Dezembro (restantes 50%).

Notícias Relacionadas