Iniciativa foi organizada pelo grupo motard “Família da Estrela”
A II Bênção das Motos na Serra da Estrela juntou cerca de 7500 motos no alto da Torre, no último domingo, 18 de Junho. A iniciativa foi organizada pelo Grupo Motard Família da Estrela e fez parte do programa mais alargado que decorreu em Seia, de 16 a 18 de Junho. A iniciativa teve música, tasquinhas, actividades lúdicas, prova de queijos locais e o desfile dos motociclistas entre Seia e a Torre, na manhã de domingo, a que se seguiu a celebração da missa junto da Capela da Nossa Senhora do Ar.
O programa começou na sexta-feira, 16 de Junho com várias actividades na zona circundante à Câmara Municipal de Seia. No sábado, 17 de Junho, os participantes disfrutaram os sabores das tasquinhas e participaram em várias actividades lúdicas e musicais.
No domingo, o desfile de motos partiu do Largo do Município de Seia e subiu ao alto da Torre, onde teve lugar a celebração de Missa e a bênção das motos, na envolvente da Capela da Nossa Senhora do Ar. A cerimónia foi presidida pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício.
Durante a tarde os participantes tiveram oportunidade de visitar uma produção de queijo de Seia e participar numa prova de requeijão com doce de abóbora.
De acordo com a organização estiveram no alto da Torre, na Serra da Estrela cerca de 7500 motos, provenientes de todo o País e de vários pontos da europa, com destaque para a Holanda, Alemanha e Suíça.
“Viestes de muitos lugares espalhados pelo nosso país e mesmo do estrangeiro, para neste que é o lugar mais alto de Portugal continental, viverdes a experiência feliz do encontro com Deus e levardes convosco a Sua Boa Nova”, disse o Bispo da Guarda, na homília da Missa.
D. Manuel Felício dirigiu-se aos milhares de participantes dizendo que “Deus cuida de nós, como a águia cuida dos seus filhos transportando-os sobre as próprias asas”. E acrescentou: “Ao escutar hoje a passagem bíblica do Deuteronómio, imaginava muitas águias transportando os seus filhos, quais motos que também vos transportam, para este lugar emblemático de Portugal continental, para receberem a bênção de Deus e levarem consigo a Boa Nova de Jesus”.
Lembrou que a Capela de Nossa Senhora do Ar é “uma herança da Força Aérea Portuguesa que, nos anos sessenta do século passado, construiu este lugar de culto e pediu ao Papa que autorizasse o título com que aqui é invocada a Mãe do Céu – Nossa Senhora do Ar”.
O Bispo da Guarda continuou: “Olhando para a multidão que hoje aqui se concentra, lembro como Jesus também olhou a multidão que o rodeava e se compadeceu dela porque eram como ovelhas sem pastor. Também vós, hoje, vindes aqui à procura desse Pastor que é Jesus, para levardes convosco a Sua bênção. E Ele realmente quer distribuí-la por todos vós, em abundância”. E acrescentou: “Tal como enviou os doze para levar pelo Mundo a Boa Nova do Evangelho, hoje envia-vos também vos envia a vós para as várias partes do mundo, de onde vindes e para onde voltais com vontade de viver e espalhar a mensagem do Evangelho”.
A Missa terminou com “a Bênção especial de Deus” sobre todos os presentes e respectivos meios de transporte, no casso as motos, através da aspersão com água benta. “Fazemos votos para que o conforto de Deus a todos vos acompanhe e possa chegar às vossas famílias e aos ambientes da vossa vida diária”, concluiu o Bispo da Guarda.